Conheça 7 habilidades que os headhunters avaliarão em sua entrevista

Já se foi o tempo em que apenas ser bem articulado garantia uma boa colocação no mercado de trabalho e uma carreira de sucesso. Hoje as empresas buscam perfis profissionais bastante complexos e exigem dos recrutadores não só assertividade na contratação, mas que encontrem profissionais já lapidados.

Conheça 7 habilidades e características que os headhunters avaliarão em sua entrevista de emprego ou durante seus primeiros meses na empresa.

– Idioma:

Há muitos anos o mercado exige de seus profissionais ao menos um idioma além do nativo, mas nunca foi tão importante como atualmente, onde ter o inglês como segundo idioma já não é considerado um diferencial – é considerado básico, assim como saber ler e escrever. Para a maioria das empresas atuais, o profissional que não possui inglês no mínimo avançado sequer prossegue no processo seletivo.

– Observação estratégica:

Falar sem pensar ou sem saber a fundo do que está falando pode te colocar em situações desastrosas em entrevistas, dentro da empresa e mesmo em sua vida pessoal. É estimulado que o profissional seja antenado, busque atualização constante e leia muito para que possa emitir opiniões que agreguem valor às discussões em um projeto novo, uma reunião de resultados ou qualquer situação que possa gerar uma nova ideia.

– Proatividade:

Entre todas as habilidades, proatividade parece ser a mais clichê. Porém, continua sendo uma habilidade bastante desejada pelas empresas. O profissional que possui a observação estratégica, mas não realiza uma ação peca pela omissão. Por isso, tomar atitude, levantar a mão, chamar a responsabilidade pra si é altamente positivo.

– Paixão:

A característica de fato mais procurada atualmente em um profissional é a paixão que ele demonstra pelos assuntos tratados em sua área de atuação, seja ele um engenheiro de software, um gerente de TI, um administrador ou qualquer outro profissional. Deixar transparecer a paixão por sua profissão lhe garantirá muitos pontos, não só em um processo seletivo, mas em toda sua carreira. É por isso que é tão importante investir em ferramentas de autoconhecimento como o coaching de carreira, para conhecer seus principais diferenciais, motivações e saber vendo-los.

– Flexibilidade:

Em toda carreira, para todos os profissionais, existirão momentos em que ideias, projetos, decisões e muitas outras situações soarão inoportunas e é aí que muitos profissionais mostram sua rigidez de pensamento, seu lado mais combativo, muitas vezes contra algo que sequer foi avaliado, mas a conclusão é que não será bom ou não dará certo. Ter a mente aberta, pelo menos para escutar do que se trata, pode ser o início de um comportamento altamente desejado: a flexibilidade. Profissionais que são considerados bons ouvintes e se deixam até mudar de opinião após receber bons argumentos estão entre os profissionais com maior empregabilidade.

– Empreendedorismo:

Ao contrário do que se pensa, o empreendedorismo não se trata de abrir uma empresa, trata-se de realizar ideias, colocá-las em prática e isso pode ser feito no local de trabalho. Também chamado de intra-empreendedorismo, é uma característica muito semelhante à proatividade, porém, com um viés mais estruturado, onde o profissional deseja realizar projetos inovadores mais ambiciosos dentro da empresa. Este profissional busca pensar, estruturar e analisar a viabilidade e depois apresentar para que o projeto seja executado o quanto antes .

– Comunicação e influência:

Profissionais que têm a habilidade de transmitir de forma clara uma ideia e buscam o contato com outros profissionais a fim de gerar um vínculo têm grandes vantagens sobre os demais – basta considerar que estes conseguem viabilizar desde uma simples alteração em um planejamento ou estratégia, até o desenvolvimento de projetos mais complexos, simplesmente se comunicando com as pessoas certas e apresentando de forma clara seus objetivos, dados e argumentos.

Agora que você conhece algumas das características e habilidades mais desejadas pelas empresas, diga, quais você já tem e quais ainda precisa desenvolver?

Um abraço para todos.

Paula Dias | Coach de Carreira e de Vida.

Fonte: Impacta. “Carreira em foco: 7 habilidades e características desejadas pelas empresas”. http://bit.ly/2mT4Of0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir