Quais fatores devo avaliar para a contratação de um profissional de recolocação?

Contratar uma Consultoria em Recolocação Profissional ou não? Eis um dilema de muitos profissionais que buscam um novo emprego. Selecionei algumas dicas essenciais para você avaliar e escolher este serviço tão importante para a sua carreira.

Existem muitos profissionais que oferecem serviço de Recolocação Profissional no mercado. Caso você esteja pensando em contratar um, é muito importante que entenda qual o papel desse profissional e que avalie a metodologia da empresa ou do profissional antes de fechar a contratação.

Primeiramente, uma Consultoria de Recolocação tem uma atuação diferente de um Headhunter. Um Headhunter busca pessoas para ocuparem vagas, logo, eles não têm como objetivo principal assessorar recolocados, mas sim, receber os currículos para avaliá-los para as posições. O papel principal de um Consultor de Recolocação é oferecer todo o suporte necessário para que o profissional consiga uma oportunidade. Esses 2 profissionais geralmente são parceiros, ou seja, o Consultor de Recolocação indica seus clientes para os Headhunters.

Uma Consultoria de Recolocação efetiva e focada em resultados, deve oferecer toda a revisão dos materiais de divulgação, treinamento para entrevista e suporte estratégico na divulgação de Cvs, além de indicações para contatos da área de Recrutamento. Algumas consultorias possuem pacotes que envolvem toda a operacionalização da divulgação de Cvs, outras ensinam o cliente a divulgar e faz o trabalho acontecer a quatro mãos. Contratar um estilo ou o outro vai depender do seu perfil e do seu tempo disponível para se dedicar à sua recolocação.

Para avaliar a empresa ou o profissional de recolocação, busque referências (cases anteriores) e capte depoimentos dessas pessoas. Pesquise o tempo de experiência e a quantidade de cases de sucesso na área, assim como a taxa de sucesso e o tempo médio das recolocações.

Avalie também todo o escopo do trabalho – o que entra e o que não entra – para que você identifique se o modelo oferecido é o ideal para o seu perfil e tempo. Pesquise também em sites de “reclamação” para avaliar a reputação e se existem reclamações anteriores.

Boa sorte!

Um abraço para todos.

Paula Dias | Coach de Carreira e de Vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir