Apesar de muitas vezes serem empregadas como sinônimos, as palavras líder e chefe carregam diferenças bem marcantes

Apesar de muitas vezes serem empregadas como sinônimos, as palavras líder e chefe carregam diferenças bem marcantes. Dentro de uma organização, o chefe é aquele que manda e repassa determinada solicitação para o colaborador. Geralmente, não é muito aberto a conversas e nem permite contestações de suas ordens. Já o líder possui uma postura oposta. Ele inspira as pessoas e faz com que a equipe se sinta estimulada, com um modelo positivo a seguir. Está aberto a ideias e gosta de ouvir.

Apesar das diferenças, os dois perfis podem acabar se completando e sendo positivos dentro de uma empresa. O líder inspira por certos motivos. Da mesma forma, a posição autoritária do chefe tem suas razões. As características que levaram os dois para caminhos tão diferentes no que diz respeito a uma mesma função são parte de cada personalidade e, principalmente, estão relacionadas à estruturação da carreira do profissional.

Há fatores psicológicos ligados às vivências e experiências do indivíduo que podem determinar o tipo de gestor. É inato. A pessoa não escolhe ser um chefe autoritário ou um líder inspirador. Porém, quando há vontade para mudar posturas, há formas de trabalhar em cima desse objetivo. É possível e em curto prazo.

Um dos caminhos é o autoconhecimento. Guiar a si e lidar com a própria personalidade não é nada fácil, mas conquistar essas características é essencial para um líder, pois atrai o respeito das pessoas. Além disso, é preciso desenvolver o espírito de equipe e trabalhar o relacionamento interpessoal. São caminhos simples para um bom começo.

Um abraço para todos.

Paula Dias | Coach de Carreira e de Vida.

Fonte: OverBR “Como diferenciar um Líder de um Chefe?” Por Vinicius Fernandes Felipe. http://bit.ly/2jPRwh7

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir