Conheça dicas valiosas para ter sucesso em seu processo de Recolocação

Enviar currículo e não ser chamado para entrevistas de emprego. Não saber qual profissão seguir. A indecisão de mudar ou não de carreira. Estar desempregado e buscar recolocação profissional. Conheça essas dicas valiosas para quem está passando por alguma dessas situações. Confira!

a). Muitas pessoas reclamam que não são chamadas para entrevistas de emprego. Como fazer um currículo atrativo?

Um currículo atrativo é aquele que além de ser bem direcionado à área de atuação do profissional, é também atualizado e objetivo. A atualização do currículo é um conceito associado aos conhecimentos e experiências vividas pelo profissional. Os conhecimentos, teorias e conceitos em todas as áreas de atuação são dinâmicos, assim como a vida. Por isso, é essencial que o profissional esteja atento às novas tendências, modelos de gestão e conhecimentos que o mercado está exigindo. Também deve conter os principais Resultados que o profissional trouxe para as empresas.

b). Como o candidato pode se destacar em uma entrevista de emprego?

Alguns aspectos são muito importantes, como uma boa apresentação pessoal, pontualidade, boa capacidade de comunicar as suas qualidades e experiências profissionais. Mas conhecer o negócio da empresa no sentido de já ter atuado no mesmo segmento, e se não teve a oportunidade de atuar no segmento, ter as competências técnicas e comportamentais exigidas pela vaga é essencial.

c). Por quais motivos alguns profissionais possuem dificuldade em conseguir Recolocação no mercado de trabalho?

Podem ser muitas razões. Principalmente no cenário de recessão do mercado brasileiro que, pela redução de quadro de profissionais das companhias, aumentou a competitividade profissional. Mas podemos elencar aspectos específicos dos profissionais como baixa qualificação, pretensões salariais fora das expectativas das empresas, competências comportamentais inadequadas aos valores da empresa, falta de algum conhecimento específico para a vaga ou até mesmo dificuldade em buscar uma Recolocação.

d). Algumas dicas para um profissional que está buscando Recolocação Profissional:

Busque aumentar ou atualizar seus conhecimentos, tendo em vista que isto também o favorecerá a possibilidade de empregabilidade através do networking. Procure em sua rede de relacionamentos profissionais que estão trabalhando para enviar currículos através deles para o RH das empresas, como também verificar possibilidades de parcerias profissionais.

Manter a empregabilidade nem sempre é algo fácil, mas há ações preventivas que aumentam a sua possibilidade, como por exemplo, manter-se atualizado quanto às competências técnicas e comportamentais exigidas pelo mercado, aumentar a rede de relacionamentos tanto em cursos de atualização como também em eventos corporativos ou do próprio segmento profissional, como por exemplos, congressos, simpósios, etc.

Adotar um bom programa de Mentoring e Coaching Executivo também colaboram muito para o crescimento profissional, assim como um processo de Recolocação Profissional. Desenvolver atividades profissionais correlatas à principal atividade profissional como por exemplo, a docência e a consultoria são saídas geniais.

Manter o bom ânimo e a esperança nos ajudam a enxergar a vida com mais serenidade, clareza e assertividade. E isto são aspectos que podem influenciar os comportamentos nas entrevistas, sobretudo em relação à capacidade de formar ideias e se comunicar.

Desejo sucesso nas próximas empreitadas profissionais!

Um abraço para todos.

Paula Dias | Coach de Carreira e de Vida.

Fonte: Tribuna do Ceará. “Cicas para quem está desempregado ou almeja novos rumos na carreira”. Por Márcia Catunda. http://bit.ly/2nkVpIj

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir