Dezembro e janeiro também são ótimos períodos para buscar emprego

Com a proximidade do final do ano, a maioria das pessoas deixa de se dedicar ao processo de sua Recolocação Profissional. A razão está na ideia de que não há oportunidades de emprego disponíveis nesta época e que as empresas só reiniciam seus processos seletivos após o período de férias. Embora a quantidade de vagas diminua, ainda existem grandes ofertas, pois as organizações necessitam preencher esses cargos em aberto.

Paula Dias, coach de Carreira e Vida, dá dicas infalíveis sobre Recolocação Profissional (Outplacement) para o final do ano.

No período de festas, a relação de candidatos por vaga é menor?

O período entre os meses de dezembro e janeiro é um dos melhores para a busca de emprego. A oferta de vagas e as contratações não estão em alta nessa época, porém as oportunidades existem e os processos de seleção continuam. Nestes meses, algumas empresas organizam processos seletivos em caráter de urgência, pois há vagas que necessitam ser preenchidas até o início do próximo ano. Como grande parte das pessoas pensam da mesma forma, a maioria que busca por uma vaga de emprego, entra em “férias”. Este é o momento propício para você dedicar-se à sua recolocação, pois a competição por vagas é menor.

O que é preciso para diferenciar-se dos concorrentes em um processo seletivo?

A Recolocação Profissional engloba uma série de condutas que devem ser seguidas por aquele que deseja qualificar-se em um processo de seleção. Tudo começa com a força de vontade e eficácia para a conquista do tão almejado cargo. Um dos principais pontos é a preparação para a entrevista de emprego. Não basta só pensar em elaborar um bom currículo ou ter uma boa rede de relacionamentos (Networking), a entrevista é um dos momentos decisivos para quem está em busca de recolocação no mercado. É necessário treinar seu discurso para a entrevista, realizando simulações para cenários diversos. Desta forma, a preparação é fundamental e garante posição de destaque na análise de seu perfil.

Qual o melhor escopo para elaborar um currículo atraente? Há um modelo?

A expressão “Curriculum Vitae” vem do latim e quer dizer “Curso de Vida”. É esta a melhor forma para a elaboração de um currículo. Explicando de forma simplificada, seu currículo deve ser assertivo, focado em resultados e que descreva suas habilidades, competências e experiências. Claro, não devemos seguir ao pé da letra o siginificado da expressão e disponibilizar aos Headhunters currículos extensos. Ele deve ser objetivo e trazer informações precisas. Deixar o entrevistador confuso, afaste a vaga de você. O processo de recrutamento será sempre um desafio. Caso sinta-se perdido, procure um profissional especializado em Recolocação Profissional (Outplacement). O papel de um consultor em recolocação é de perceber e levar as pessoas a reconhecerem seu potencial, elevando sua autoestima, otimizando competências para conquistar a recolocação. Esses elementos traduzem-se em diferenciais efetivos, tornando seu perfil profissional mais vendedor e singularizado. Isso é meio caminho para retornar ao mercado de trabalho.

Há algum outro fator importante para pessoas que estão em processo de Recolocação Profissional?

Acredito que um dos pontos mais importantes é manter a energia em alta. O mercado será sempre competitivo, problemas pessoais ocorrerão, porém é necessário manter-se focado na carreira com otimismo, determinação e entusiasmo. Em uma entrevista de seleção, o entrevistador perceberá, com toda certeza, seu estado emocional, sua gana e sua força. Assim, neste período, procure realizar exercícios físicos regularmente, alimente-se de forma adequada e permaneça entre pessoas que lhe trazem felicidade. A vida é dez por cento do que você faz dela e noventa por cento da maneira como você a recebe!

Um abraço para todos.

Paula Dias | Coach de Carreira e de Vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir