Conte com o auxílio de um profissional especialista em carreiras e destaque-se no mercado de trabalho
Muitos profissionais acreditam que a Gestão de Carreira é algo que costuma ser feito pelas empresas de recursos humanos e, portanto, não precisam se preocupar com isso. No entanto, cada um pode – e deve – assumir esse papel, já que ninguém melhor do que o próprio profissional para estabelecer seus objetivos e os meios para atingi-los.
Uma pessoa que assume a gestão de sua própria carreira, isto é, toma as rédeas de seu futuro profissional, ou que conta com o auxílio de um profissional especialista em Coaching de Carreira se destaca entre os demais, pois está sempre um passo à frente, criando condições para colocar suas ideias em prática e tomando decisões importantes com mais agilidade.
Mas como fazer isso de maneira eficiente?
a). Estabelecer suas metas para a Gestão de Carreira:
O primeiro passo para fazer uma eficiente Gestão de Carreira é saber o que você deseja. Evite ideias muito genéricas, como “gostaria de obter independência financeira” e vá direto ao ponto, estabelecendo que pretende, por exemplo, ter um salário maior ou, até mesmo, conquistar um cargo melhor na empresa em que atua. Sabendo o que você realmente quer, os passos para alcançar esses objetivos se tornam mais claros, já que você conseguirá focar no que é importante para a sua trajetória profissional.
b). Definir estratégias para alcançar seus objetivos:
Uma vez que você sabe o que espera conquistar, é hora de definir como alcançar seus objetivos. Se pretende ser reconhecido no trabalho, assumir cargos de gerência ou, quem sabe, aprender a investir e administrar seus recursos financeiros, vale a pena pensar em buscar cursos e certificações para manter o currículo atualizado e corrigir problemas em sua formação que estejam dificultando a sua ascensão.
c). Estipular tempo para realizar cada etapa do seu planejamento:
De nada adianta saber aonde quer chegar e o que é preciso fazer para atingir os objetivos se não especificar um limite de tempo para cada etapa do planejamento de carreira. Sem essa definição, È provável que sua Gestão de Carreira nunca saia do papel. Crie uma tabela no Excel com cada etapa do planejamento e esforce-se para cumprí-los de acordo com o que foi especificado em cada item. E lembre-se de ser muito criterioso com a delimitação de seus prazos, pois, mesmo que esteja com pressa para o alcance de seus objetivos, você pode se frustrar por nunca conseguir cumprir as metas.
d). Revisar o plano de carreira constantemente:
Todo planejamento corre o risco de ser alterado e os motivos são diversos: erro na definição do tempo para a realização de cada etapa, falta de recursos para dar continuidade aos planos, situações não planejadas que interferiram em seus projetos e, inclusive, a modificação de seus objetivos. Por isso, a cada três meses, sente-se diante de seu planejamento e identifique o que precisa ser alterado, estabelecendo, se preciso, novos prazos para a realização de suas metas. Esse tipo de dúvida sobre como fazer uma Gestão de Carreira eficiente não é incomum. Provavelmente, muitos de seus amigos e colegas de trabalho estão buscando as mesmas respostas que você.
Que tal dividir com eles essas dicas? É só compartilhar o post nas redes sociais.
Um abraço para todos.
Paula Dias | Coach de Carreira e de Vida.
Fonte: Impacta. “Conheça dicas para fazer uma gestão de carreira eficiente”. http://bit.ly/2kgZGzA