O que fazer para conquistar seus objetivos de carreira?

Subir na carreira é o sonho de todo jovem profissional. Mas, o que fazer para conseguir a tão sonhada promoção, conquistar a confiança do chefe para fazer aquela viagem de negócios ou substituir um gerente no caso da necessidade de mostrar que tem talento sim para ir além das funções que são delegadas a você? Conheça os mitos e verdades sobre as atitudes que levam ou não você a ganhar mais território no ambiente de trabalho. Investir na carreira nunca é demais!

a). Crescer na empresa depende de indicação? Mito.

A ideia de que além de sucesso e talento, ter uma mãozinha amiga é o diferencial para que você conquiste postos melhores na empresa é ou não real? Claro, que o famoso Q.I, o “quem indica”, sempre existiu e pode definir a ocupação de uma vaga. Mas isso não quer dizer que o profissional indicado consiga permanecer no cargo por muito tempo. O que conta mesmo é a competência para executar as funções que lhe são atribuídas.

b). Deve existir o plano B para substituir o plano A? Verdade.

Mesmo quando tudo está bem e você vive um momento de segurança e estabilidade profissional, é necessário pensar em outras alternativas. Tenha sempre um plano B para recorrer caso as coisas mudem rapidamente ou não saiam como você espera. Ter um segundo plano não quer dizer que exista a necessidade de descartar o primeiro, ele pode funcionar como uma ponte para reconstruir o seu plano A.

c). Só há crescimento se houver promoções e novos cargos? Mito.

Crescimento profissional não está ligado apenas ao ganho de promoções ou ao fato de você assumir ou não um novo cargo. Crescer é evoluir, e isso pode acontecer sempre, a cada dia. É possível crescer na empresa mesmo trabalhando há um bom tempo no mesmo setor, para isso é preciso que seu chefe veja como você lida com os desafios e assume responsabilidades.

d). Para ter uma grande carreira é preciso estar em uma grande empresa? Mito.

Já dizem por ai que “tamanho não é documento”, e isso é verdade! Pessoas bem sucedidas estão em toda parte, não apenas em empresas multinacionais ou grandes centros empresariais. Em médias e pequenas empresas trabalham muitos profissionais bem sucedidos e, o que é mais importante, satisfeitos com o que fazem.

e). Bom relacionamento com a chefia ajuda a alavancar a carreira? Verdade.

Atualmente, manter bons relacionamentos é importantíssimo. Saber conviver bem com as pessoas no ambiente de trabalho é um fator de extrema importância, ainda mais quando essas pessoas são chefes ou superiores. Quando você está em sintonia com o seu chefe e apresenta resultados positivos, a primeira opção para uma promoção será você, sem dúvida.

Para muitas pessoas, alcançar o objetivo é chegar ao topo e para outras, nem tanto. O parâmetro do sucesso varia de acordo com cada um, o estilo de vida e personalidade é que definem onde é ponto de parada. Isso vale para homens e mulheres. Alguns ficam extremamente satisfeitos com cargos que exijam menos responsabilidade e, assim, permitem mais tempo livre a família. Outros, só se satisfazem com o melhor cargo dentro da empresa, mesmo que isso signifique assumir um número alto de responsabilidades e, consequentemente, deixar um pouco a família de lado. Para o jovem profissional, que deseja ascensão na empresa, duas dicas que não falham nunca são: gostar da profissão exercida e fazer tudo com prazer!

Um abraço para todos.

Paula Dias | Coach de Carreira e de Vida.

Fonte: No Pátio. Negócios. “Mitos e verdades sobre uma carreira bem-sucedida”. http://bit.ly/1bh4Ldr

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