O medo nos protege e nos afasta do perigo

Viver é também estar disponível às mudanças. Viver bem é fazer dessas mudanças uma razão, um motivo e um caminho para a felicidade. É comum torcermos o nariz para tudo que é novo e desconhecido. E tudo que é desconhecido causa sim, uma extrema desconfiança. Compreensível e muito saudável.

O medo nos protege, é ele que nos mostra todas as artimanhas e nos afasta do perigo. Porém, não faça dele um inimigo, cuide para ele seja um aliado, ainda que a premissa seja um tanto contraditória. Lembre-se que são sempre os imprudentes que entram de cabeça, sem antes analisarem a profundidade do lago. E não diferentemente, entregam-se antes mesmo de conhecerem a profundidade do outro.

Nossas melhores decisões, as mais felizes e bem acertadas, são aquelas que tomamos tendo total consciência dos riscos que corremos. E jamais reconheceríamos tais riscos, se o medo não tivesse se revelado. E tendo o conhecimento dos riscos, é que podemos minimizá-los ou quem sabe, neutralizá-los. O medo cumpre sua função em nossas vidas, precisamos apenas entendê-lo, encará-lo de frente e fazer a ele as perguntas certas.

Pergunte ao seu medo do que é que realmente ele tem medo. E certamente, uma das respostas será:

– Tenho medo do abandono.

Tolice, pois jamais abandonaremos totalmente todos os nossos medos, até porque, ele se mostrará a cada nova decisão, a cada mudança de situação e sempre que o novo e o desconhecido surgir em nossas vidas. Crescer não é simplesmente abandonar os medos. Crescer é principalmente nos tornar mais íntimos deles, para que assim, possamos superá-los.

O medo por si só não nos torna mais frágeis, muito pelo contrário, ele existe para que possamos ser heróis e protagonistas da nossa própria história.

Um abraço para todos.

Paula Dias | Coach de Carreira e de Vida.

Fonte: Rede Ubuntu de EUpreendedorismo. “O medo como aliado”. Por Edilene Ferraz. http://bit.ly/2nkLmmI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir