A crise é motivadora e gera oportunidades profissionais

É enorme a repercussão sobre o nosso atual momento Político-Econômico. A crise, como nos referimos a ele, mais uma vez, faz parte da nossa conjuntura. As notícias vão e vem, nos trazendo diferentes abordagens e reflexões sobre o tema. O assunto paira no ar, não importa onde estivermos. A mídia e as redes sociais nos mune de informações e conteúdos diversos. E cabe a nós realizarmos um filtro, por meio dos nossos princípios e valores.

Muitas pessoas se esquecem de utilizar esse filtro e se deixam abalar, ou paralisam. Com o medo do “não” ou utilizando a crise como uma “muleta”, deixam de tomar atitudes e de seguir em frente. Ao focarem apenas no lado negativo do momento, perdem grandes chances de crescimento, tanto emocional, quanto espiritual. Se deixássemos de atribuir a maior parte dos insucessos ao externo e olhássemos para dentro, para nossas próprias condutas e atitudes, teríamos outra visão sobre a crise, e consequentemente, lidaríamos muito melhor com ela.

Uma das virtudes que ela proporciona é o desconforto que nos gera (como os inúmeros protestos que houveram nestes últimos tempos sobre o atual governo). E, tudo aquilo que nos gera desconforto, uma hora deve ser modificado. Pessoas que estavam infelizes com suas carreiras perdem seus empregos e acabam buscando um trabalho mais satisfatório. Ou até mesmo uma mudança de carreira. Muitas delas que estavam incomodadas com suas vidas são impulsionadas para a mudança. Alguns mercados se fecham, outros se abrem. Alguns produtos se tornam obsoletos, outros são criados. Com tudo isso, o “dinheiro apenas muda de mão”.

Profissionais das áreas de TI, Finanças, Jurídica e Logística, áreas que otimizam resultados para as empresas, são os que mais ganham com a crise, pois aumentam sua empregabilidade nesse período. Estes devem olhar o mercado ou as oportunidades que a atual empresa oferece e aproveitar para crescer. Já os profissionais de outras áreas, devem buscar novos conhecimentos e desenvolver competências para ajudarem as empresas a sobreviverem. Com isso, também aumentarão suas chances de recolocação ou promoção.

Tempos como este exige posturas diferentes. Se nos mantivermos da mesma forma de antes, a qual nos colocou nesta situação, não sairemos do lugar. E nisso, a crise é motivadora. É através dela que as oportunidades surgem, e, para enxergá-las e agirmos da maneira correta, além de olharmos para dentro descobrindo o que é necessário mudar, é importante termos equilíbrio emocional para percebê-las.

Fonte: VGP Notícias. “O mercado e a crise”. Por Alicia Goldsztejn e Paula Dias. http://bit.ly/1TFIiLt

des profissionais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir