O que faz um profissional de Coaching?

Coaching? O que é isso? Essas são as perguntas que mais tenho escutado e, possivelmente, as que você se faz agora. Há uns 15 anos vem ganhando espaço no nosso País e aguçando a curiosidade de muitos. Os depoimentos favoráveis das pessoas que já se submeteram ao processo de coaching são cada vez mais frequentes e enfáticos nos resultados positivos que o processo traz.

E o que faz um Profissional de Coaching?

O Coach é um especialista em desenvolvimento humano responsável em apoiar e assessorar o cliente a identificar seus objetivos e traçar caminhos e estratégias para alcançá-los. Coaching também pode ser compreendido, portanto, como um processo de autoconhecimento, por meio do qual o cliente vivencia uma experiência reveladora e transformadora, através de técnicas, ferramentas e um método essencialmente socrático.

Coaching é adequado para pessoas que buscam evoluir na vida profissional e pessoal. Encaixa-se perfeitamente para pessoas que estão em um momento de transição de carreira, para quem busca alavancar seu potencial de crescimento. Adequa-se também para quem deseja buscar maior satisfação através do autoconhecimento, buscando seus valores, missão de vida, talentos, objetivos, sonhos e grandes aspirações.

O processo de Coaching ajuda a pessoa a assumir a responsabilidade de sua própria vida, sem transferir para terceiros as consequências das suas escolhas e ações. Seria assumir uma vida alimentada de sonhos e planos, sintonizada com seus talentos e fortalecida por uma constante busca de sentido. Inspira-me a frase do filósofo brasileiro Mário Sérgio Cortella: “Stress é o que sentimos após um dia sem sentido e cansaço é o que sentimos após um dia cheio de sentido”.

Vale ressaltar que o Coaching não nos garante uma vida só de flores, sucessos e vitórias, mas também considera o sacrifício, o esforço, a renúncia e a disciplina como caminhos essenciais para o alcance dos nossos propósitos de vida.

É fato que o coaching não é uma novidade da humanidade. A psicologia, a filosofia, a sociologia e a espiritualidade vivenciada nas diversas religiões sempre nos convidaram a mergulhar nas profundezas da natureza do homem e de suas relações. O Coaching alimenta-se de muitos destes fundamentos antecessores, mas traz uma contribuição adicional de metodologia e estrutura no processo, com começo, meio e fim, que permite acelerar o alcance dos resultados almejados.

O Coaching não é, portanto, o único caminho de desenvolvimento humano, mas apresenta-se como uma preciosa alternativa para ajudar muitas pessoas a encontrar seu espaço no mundo e a viver uma vida de realizações e resultados surpreendentes!

Um abraço para todos.

Paula Dias | Coach de Carreira e de Vida.

Fonte: Tribuna do Ceará – Performance Profissional. “Coaching. Um estilo de vida”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir