Saiba como superar esta fase e se organizar para conquistar um novo emprego

Você perdeu seu emprego e a sensação de desespero bate. As contas estão aí, as responsabilidades não acabam e o mundo continua girando. Mesmo que você tenha uma reserva financeira, o principal pensamento é que o dinheiro é finito e isso tira o seu sono.

É um fato mais comum do que você imagina. Muitas pessoas passam ou já passaram por isso.

O primeiro passo é não deixar a ansiedade bater à sua porta. Se você a deixar entrar, você perderá o prumo. Essa emoção primária, inata do ser humano, “quebra” seu equilíbrio e tira o foco de seu raciocínio. Suas ações serão tomadas pelo desespero e você atrairá mais escassez para a sua vida.

Para minar essa emoção, faça uma lista de pensamentos positivos que você gostaria de ter e internalizar. Repita-os como um mantra 3 vezes por dia. Esses pensamentos ajudarão seu cérebro a combaterem as emoções ruins e, por consequência, os sentimentos relacionados a elas. Quando repetir, mesmo que não sinta que é verdadeiro, continue.

Faça uma lista de controle financeiro. Separe o que você pode abrir mão, o que pode “renegociar” para reduzir o valor e, também, o que é essencial ou que não pode ser renegociável. Você irá se surpreender com o resultado e verá que seu custo de vida pode ser muito menor do que é. Se ao fazer essa lista e a tristeza bater, pense que nesse período você aprenderá a “viver com menos” e que isso servirá para ser mais econômico no futuro.

Por fim, crie uma agenda para organizar seu tempo, otimizando a busca por um novo emprego. Quanto mais você se dedicar, mais rápido retornará ao mercado. Nessa agenda, inclua também atividades que te façam bem e que sejam gratuitas como caminhar no parque, pedalar ou visitar os amigos. Lembre-se que é preciso se cuidar para estar bem para as entrevistas.

Quando conseguir o novo emprego, comemore e faça uma lista de lições aprendidas. Nada acontece por acaso e tudo traz aprendizado.

Boa sorte!

Um abraço para todos.

Paula Dias | Coach de Carreira e de Vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir