Como definir as escolhas de nossas vidas?

Falamos muito sobre a importância de fazer suas próprias escolhas. E o que significa isso? Para mim, é me conhecer tanto a ponto de saber qual caminho quero trilhar! E isso não tem nada a ver com controlar. Não controlamos nada, uma razão a mais para a gente saber escolher. Nossa liberdade reside na resposta que damos para as situações que a vida nos propicia. Isso tem a ver com olhar para dentro, e não para fora. Tomar decisões com base em quem você é, e não em relação ao que os outros fariam no seu lugar.

Escolher não é coisa simples não! A cada escolha a gente deixa alguma coisa para trás. A cada escolha fazemos um luto, seja ele miniatura ou muito importante. Dá sempre uma dorzinha deixar a coisa fluir, mas logo vem o prazer de receber o novo. Acho muito melhor trabalhar tudo isso de maneira consciente e tomar as rédeas da vida. Saber por onde ando e por onde quero andar! A consciência me permite de ter plena certeza que não controlo, mas que posso influenciar e muito!

Algumas pessoas acham que podem enganar a vida. Deixam de escolher pensando que a coisa ficará congelada. Nada disso! A vida continua, e a escolha não é mais possível, pois o automático escolheu por você. Até dá para se enganar e fingir que nada aconteceu, mas de repente a gente acorda. E todos os lutos chegam de uma só vez. E desta vez, os lutos podem doer muito mais!

Quando você deixa de escolher, na verdade você já está fazendo uma escolha. A de deixar a empresa, as pessoas, as circunstâncias guiarem seu caminho.

E o que mexe tanto com a gente na hora de escolher? O nosso sonho de escolher certo! Encontro sempre alguém perguntando: será que esta é a escolha certa? E eu respondo com a simples questão: certa com relação a quê?

O certo ou errado é relativo, depende de comparação externa. Não dá para viver escolhendo com o foco no externo, ele muda e sua escolha que era considerada certa, última, perfeita, passa a ser péssima! Por isso, para fazer escolhas precisamos ter uma mínima noção do que é importante para nós.

Conhecer nossa essência passa por tornar consciente nossos valores e entender o que nos move, o que nos faz viver plenamente cada momento. Essa nossa essência que nos alimenta de coragem, resiliência e determinação para viver nossas escolhas independentemente do que os padrões sociais determinam.

Encontrar a felicidade é viver em função daquilo que acreditamos e é isso que quero para todos nós!

E você? Já saiu do automático em busca da sua felicidade? Conte com a gente!

Um abraço para todos.

Paula Dias | Coach de Carreira e de Vida.

Fonte: Rede Ubuntu de EUpreendedorismo. “Saia do automático: faça suas escolhas!” Por Vera Regina Meinhard-Cobellache. http://bit.ly/2kh4OUp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir