Prepare-se para a entrevista de seleção de seu novo emprego

A cada dia, as perguntas feitas em testes de seleção ficam mais complexas e cheias de pegadinhas. O intuito disso é saber se o candidato tem jogo de cintura, se sair bem e não perder o foco nem a postura profissional.

Fique preparado para agir em todas as situações!

a). Como você escolheu a roupa que está usando agora?

Claro, que a pessoa que fez essa pergunta sabe muito bem que você escolheu a roupa a dedo, afinal de contas é um encontro importante e causar boa impressão é necessário. O que essa pessoa quer mesmo é checar se você tem desenvoltura suficiente para distanciar as questões pessoais das profissionais. Diga que optou por algo que se encaixasse ao estilo da empresa e que te deixasse confortável. Mostre que sabe o que usar em ambiente de trabalho.

b). De que forma você gostaria que eu comunicasse sua demissão caso isso viesse a acontecer?

Essa é uma situação imaginária e você deve pensar como agiria se ela acontecesse. Mesmo os melhores funcionários podem sim perder o emprego. O entrevistador quer, na verdade, avaliar o seu equilíbrio emocional. Responda que gostaria de ser demitido com formalidade – como pede um ambiente de trabalho – e que o chefe exponha os motivos que o levaram a tomar essa decisão para que você saiba onde precisa melhor.

c). Fale um pouco de você.

Para responder essa pergunta, utilize o tempo de forma racional, misture assuntos profissionais com pessoais – mas sem entrar muito na sua privacidade. Objetividade na apresentação é tudo! É importante também dar espaço para que o entrevistado tire as dívidas que tiver. Não passe dos três minutos de apresentação.

d). Qual o seu Plano de Carreira para daqui a cinco anos?

Tenha em mente um objetivo claro. As pessoas que tem metas profissionais bem definidas são mais valorizadas nas empresas. É interessante acrescentar nessa resposta o resumo do seu plano de carreira, ou seja, como pretende alcançar sua meta. Mas seja objetivo e não passe de 2 minutos.

e). Trabalhar 12 horas diárias seria inconveniente para você?

Uma carga horária nada leve, percebe-se! Mas, a empresa precisa saber se você tem ou não disponibilidade para isso. Seja sincero caso tenha algo que o impeça de trabalhar mais do que o combinado, mas ao mesmo tempo, seja flexível se colocando à disposição em situações de emergência. Antes de abrir mão do emprego devido a alta jornada de trabalho, tente negociar com o seu futuro chefe e mostre para ele que você consegue entregar o que precisa dentro das 8 horas da jornada de trabalho.

Naturalidade, tranquilidade e confiança são ótimas e necessárias aliadas ao bom preparo para uma entrevista de emprego. Sem esse comportamento, um currículo perfeito pode ser ameaçado. Então, foco na entrevista!

Um abraço para todos.

Paula Dias | Coach de Carreira e de Vida.

Fonte: No Pátio. Negócios. “Saiba o que dizer em uma entrevista de emprego”. http://bit.ly/1biIpvA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir