Case de sucesso

O nosso cliente John Long sempre foi um profissional extremamente dedicado na carreira. Antes de se formar em Administração, estagiando em uma grande empresa do setor de tecnologia, em pouco menos de cinco anos, conseguiu galgar diversas posições até chegar a posição de Analista de Projetos Sênior dentro da área de RH. Mas apesar de se dedicar muito à empresa, buscando sempre o aprimoramento continuo através de cursos e certificações, não imaginava como esta experiência poderia se encaixar no seu Plano de Carreira.

Saindo da zona de conforto:

Após 5 anos de empresa, a área em que estava acabou sofrendo uma reestruturação e os projetos no qual estava alocado acabaram sendo finalizados, e como consequência ele foi demitido.

Como fazia anos que não buscava um novo trabalho, o movimento natural para conseguir a nova recolocação foi correr atrás das oportunidades utilizando ferramentas e sites conhecidos no mercado como Linkedin, Vagas, etc. Porém após seis meses de tentativa, os resultados não eram nada satisfatórios, participou de poucos processos, e destes poucos sentiu que obteve resultado por não estar devidamente preparado.

E para colocar mais um grau de dificuldade neste cenário que não era nada animador, ele se sentia perdido na hora de buscar as oportunidades. Como toda a sua experiência profissional era em Gestão de Projetos dentro da área de RH, quando buscava oportunidades em rh não se identificava com vagas, pois a maioria exigia conhecimento em áreas como Recrutamento e Seleção, Desenvolvimento de Pessoas etc, áreas do qual ele não tinha experiência no dia a dia. E como resultado era comum se sentir frustrado e desanimado durante todo o processo.

Uma luz no fim do túnel:

Quando o John Long veio conversar com a nossa equipe de atendimento pela primeira vez, ficou muito claro que antes de buscar oportunidades no mercado era preciso dar um foco na carreira para ser mais assertivo e efetivo em termos de resultado. Durante esta primeira conversa, fizemos uma reflexão em conjunto buscando entender em que ponto da carreira ele estava, aonde gostaria de chegar e os caminhos possíveis para atingir aquele objetivo, e chegamos à conclusão que o primeiro passo da seria um Processo de Planejamento e Orientação Profissional.

Neste primeiro passo desta jornada, fizemos um mapeamento do Perfil do John, buscando conhecer de forma mais profunda as suas habilidades e competências e também mapear as suas preferências de atividades através da sua história profissional. Logo nesta primeira sessão, foi ficando claro para ele aonde o seu perfil se encaixava melhor, o que ajudou a diminuir a ansiedade e a insegurança de não conseguir se recolocar.

Na segunda etapa desta primeira fase da consultoria, buscamos apresentar algumas opções de carreira que mais se adequavam com as experiências profissionais acumuladas, e também procuramos ajuda lo a refletir qual era o melhor direcionamento para a carreira dele naquele momento. Como resultado deste processo, ficou claro que o que fazia mais sentindo era seguir em projetos de melhoria continua, e que mesmo atuando dentro da área de RH ele não tinha as experiências necessárias para atuar no dia a dia da operação e consequentemente se recolocar nas vagas da área.

Foco total para seguir em frente:

Definido o foco de recolocação, o próximo passo foi concentrar todos os esforços em alinhar o perfil do profissional para a área definida, para tanto refizemos o currículo, linkedin e o discurso de carreira procurando destacar as atividades que estavam mais alinhadas com os projetos de melhoria continua. Outro ponto que foi muito importante para o sucesso do projeto foi o treinamento para entrevistas, onde trabalhamos como contar a trajetória de carreira de forma linear e alinhada a meta e foco de recolocação. Nesta parte do processo foi fundamental desenvolver os pontos que não transmitiam segurança ao recrutador e que não demonstravam clareza a respeito dos projetos e resultados obtidos.

Mas apenas os treinamentos iniciais não foram o suficiente para mudar a maneira como se apresentava, treinar constantemente esta nova forma de ver a própria carreira, fazer o acompanhamento constante dos resultados dos processos com a equipe, se preparar para cada oportunidade de modo único, receber os feedbacks da equipe e coloca-los em prática foi fundamental para que os resultados fossem obtidos.

Inovação para transformar desafios em oportunidades:

Um dos problemas enfrentados pelo profissional durante a busca das oportunidades era não conseguir chegar até as oportunidades de mercado. Para desenvolver este ponto, no desenho da estratégia de captação de oportunidades, procuramos focar no envio de currículos para empresas de headhunters e também orientá–lo a como utilizar o Linkedin de forma mais estratégica do que apenas se candidatar as oportunidades.

O tempo no qual ele se dedicava ao processo de recolocação profissional também fez toda a diferença para atingir os resultados, mudar a forma de pensar e entender que precisava dispor de tempo para buscar oportunidades como se fosse um novo “trabalho” foi primordial para atingir os resultados obtidos.

Toda esta transformação aconteceu em apenas 3 meses, chegando ao final de dois processos, em duas grandes empresas multinacionais e escolhendo a vaga de Analista de Processos Sênior na Telefonica.

Ter foco faz toda a diferença!

Com o auxílio da equipe Paula Dias Coach, minha Recolocação Profissional foi de apenas 3 meses. Antes das sessões de Coaching, eu procurava emprego e a taxa de retorno era quase zero. Resolvi buscar algum profissional que pudesse me dar um norte. Meu primeiro contato com a Paula foi muito revelador. Em uma conversa de 30 minutos já sentia-me menos perdido em minha busca por recolocação. Elaboramos um plano para meu futuro profissional e comecei a trabalhar com a Gabrielle nessa minha jornada, que até então estava parecendo impossível. Aprendi muito nesses 3 meses de trabalho conjunto. Hoje posso dizer que foi a melhor decisão que tomei nesse meu momento profissional. Conquistei minha recolocação na Telefonica / Vivo em um cargo desafiador que, com certeza, não teria alcançado sem ajuda da equipe PD“.

Se você se identificou com essa história e também gostaria de ser um case de sucesso da nossa empresa, entre em contato conosco através do e-mail [email protected] ou pelo telefone (11) 98333-7667

Um abraço para todos.

Paula Dias | Coach de Carreira e de Vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir