Como profissionais na faixa dos 50 anos, podem redirecionar de forma planejada as suas carreiras?

Em poucas décadas, a população ativa no país dobrou. O aumento da expectativa de vida média dos brasileiros vem subindo a cada ano e com isso, ocorre uma maior participação de pessoas com mais de 50 anos ativos no mercado de trabalho. E a perspectiva é que se alongue ainda mais: em 2050, viveremos, em média, até os 80 anos, segundo dados do IBGE.

A idade é uma questão de ponto de vista. Atualmente, homens e mulheres que chegam aos 50 anos são ativos, antenados, cheios de disposição e de conhecimento para compartilhar, com muito tempo de vida para aproveitar e alcançar seus sonhos almejados.

Com mais saúde, uma vida ativa e muitas vezes maior estabilidade financeira, usam esta nova fase aliada a toda experiência já vivida para colocar em prática planejamentos, desafios e até mesmo hobbies.

No cenário do mercado de trabalho que vivemos atualmente, conquistar uma vaga de emprego não é fácil para ninguém, até para os mais qualificados. E para os profissionais na faixa dos 50 anos pode ser ainda mais complicado. Quando o assunto é o gerenciamento da carreira de um executivo, a idade se torna mais limitante para a conquista de um emprego formal, com a carteira de trabalho assinada. Em contrapartida, é o momento onde ele se sente mais seguro quanto ao domínio amplo de sua área de atuação.

É importante ter um planejamento de carreira que contemple suas competências e interesses para que tenha uma visão de futuro para si, facilitando um pouco a identificação de um novo caminho a ser traçado, seja em uma Recolocação Profissional ou até mesmo ao abrir uma consultoria própria ou para terceiros voltada para sua expertise, onde poderá colocar todo seu conhecimento em prol de auxiliar outros profissionais, sendo um multiplicador de conhecimentos. A falta deste planejamento faz com que as pessoas cheguem nesta faixa etária sem saber em qual direção seguir, dificultando este processo e causando uma desmotivação e baixa autoestima para alguns.

A idade ideal para começar a pensar no “Plano B”, é 40 anos, pois à partir daí, o profissional pode se dedicar a cursos e outras preparações necessárias para realizar essa transição com tranquilidade, investindo energia na rede de contatos necessária e já buscando recolocação ou ter experiências com foco no objetivo futuro.

No processo de Planejamento de Carreira é possível identificar as potencialidades, motivações e traçar o objetivo com um plano de ação adequado.

Para profissionais mais sêniores, o processo de Coaching Pré Aposentadoria é o mais recomendado. Da mesma forma que o Planejamento de Carreira é feito, esse processo é focado em autoconhecimento, definição de meta e elaboração de um plano de transição, porém mais ágil para aquele profissional que já está em fase de aposentadoria.

Tenha em mente que este futuro irá chegar e se prepare para ele a fim de conseguir receber esta fase com otimismo. Estar bem com você mesmo é fundamental para estar preparado para abrir os braços para as novas oportunidades em qualquer etapa da vida!

Um abraço para todos.

Paula Dias | Coach de Carreira e de Vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir