Inteligência emocional: direcione os sentimentos para a ação

A maioria das pessoas busca seu aprimoramento profissional através de cursos e especializações com certificação, visando o refinamento de seus currículos. São ações que facilitam a conquista de uma vaga no mercado de trabalho ou a obtenção daquela promoção desejada. Entretanto, mais do que acumular conhecimento, é necessário ter as competências necessárias para se destacar profissionalmente e trazer resultados reais.

Ao falarmos em competências profissionais, entramos na seara dos comportamentos, das atitudes, do saber “ser” e do equilíbrio / maturidade emocional. Desenvolver e reger essas aptidões e capacidades é algo que não aprendemos em nossa educação formal. Não tivemos esses estímulos, contudo nós somos cobrados por essas qualificações diariamente, tanto em nosso ambiente pessoal quanto profissional. A falta de autoconhecimento e de inteligência emocional retira o foco da condução de nossos carreiras, traz perdas irreparáveis por condutas imaturas ou leva à estagnação.

É claro que ter um currículo recheado de cursos atrai recrutadores. Porém, atualmente, em uma contratação, é necessário demonstrar o equilíbrio entre o desenvolvimento técnico e o comportamental.

Diante dessa condição, fica a pergunta: como alcançamos o desenvolvimento comportamental? Esse é um objetivo que exigem preparo para ser alcançado. Através de sessões de Planejamento de Carreira, constrói-se um plano personalizado com o seu perfil, que esclarece e levanta os pontos fundamentais para o seu aperfeiçoamento profissional, elencando caminhos e ferramentas para criar e fortalecer metas para a conquista de objetivos. Busque um profissional de Coaching para traçar o seu planejamento e descubra que seus objetivos de carreira são, verdadeiramente, mais mensuráveis do que você imagina.

Um abraço para todos.

Paula Dias | Coach de Carreira e de Vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir