Analise sua realidade e avalie prioridades.

Quando nos deparamos com uma notícia inesperada, a primeira reação é termos um choque imediato. Após a surpresa, demora um certo período de tempo para encararmos o fato de uma forma mais amena.

Um exemplo muito comum é a perda do emprego. Mesmo que essa possibilidade possa ser prevista, quando a demissão é anunciada, nunca estamos 100% preparados. Ela pode até ocorrer de uma forma relativamente positiva para profissionais que estão passando por momentos muito difíceis na atual empresa, mas não deixa de ser uma perda financeira e de rotina para todos nós.

Infelizmente, os efeitos do mercado surpreenderam e ainda surpreendem muitas pessoas com esta situação, já que faz parte da vida de qualquer pessoa. Sabendo disso, nada mais oportuno do que apresentarmos neste artigo dicas sobre como lidar e se precaver diante de uma situação como essa.

• Pare e analise a sua realidade: é fundamental que neste momento, você tenha total domínio de seus números, isto é, o seu controle financeiro. É preciso ter ciência do valor que você possui guardado e somá-lo com o que será ganho. Também é importante que você faça um levantamento de todos os gastos mensais, minuciosamente, desde o cafezinho que costuma tomar na padaria, até a parcela para a aquisição da casa própria. Nada deve passar despercebido.

• Faça uma avaliação de prioridades: o que realmente é prioridade para minha vida? Pense muito bem nessa questão, pois chegou a hora de cortar gastos supérfluos, ou que podem ser abdicados no momento. Gastos que podem ser repensados, por exemplo, são: TV a cabo (ao menos fazer a transferência para um plano mais básico), reduzir a conta do celular, restaurantes, água e energia, dentre outros. Priorize o que é realmente fundamental nesse período. Porém, algo importante de salientar é, reduzir gastos supérfluos não significa não cuidar de você. Não deixe de realizar atividades de lazer que lhe deem prazer. Para isso, existem muitas alternativas de programas mais baratos e divertidos! Cuide do seu bem-estar também. Equilíbrio é tudo!

• Poupe: faça uma Poupança e alimente-a mensalmente. Há várias formas de investimentos e de rentabilidades. Não mexa nesta Poupança, a não ser por motivos de extrema necessidade. O seguro-desemprego não costuma ser suficiente em boa parte dos casos. Optar por um investimento em renda fixa, pode ser uma boa escolha. Pesquise a melhor para você, de acordo com a sua necessidade.

• Abdique de ferramentas de crédito: cartões de crédito, cheque especial, cartões de lojas e outras ferramentas de crédito fácil devem ser deixadas de lado neste momento. A questão aqui não é ter autocontrole e utilizar o cartão de crédito com moderação, mas sim tentar aposentá-los, pois ao usar estes serviços, você estará criando uma dívida e, caso a situação “aperte”, o cartão não deve ser uma prioridade ou preocupação. Evite, mesmo em caso de emergência. Observe que, caso não consiga arcar com esses valores, os juros serão exorbitantes, criando um caminho de difícil volta.

• Mude a sua forma de pensar: é hora de reestruturação, e não de manter a pose. Nos momentos de dificuldade, é preciso ser humilde e encarar a situação de cabeça erguida. Faz parte! Desta forma, o primeiro passo para mudança é aceitar que seu padrão de vida mudou e não viver de aparências. Pense que será apenas uma fase e logo as coisas irão se ajustar.

• Negocie as dívidas: é o momento de ser o mais franco possível, demonstrar que não quer se tornar inadimplente, mas explicar também que não possui condições de efetivar o pagamento de contas, buscando diminuir os juros e, quem sabe, adiar os prazos. Busque priorizar o pagamento dívidas com juros mais altos e com bens de valor como garantia. Vá atrás e veja as possibilidades de negociação.

• Atividades remuneradas extras: por mais que não seja em sua área de atuação, você pode buscar fontes alternativas de ganho temporárias. Porém, é muito importante saber que, a não ser que você se encontre nesta nova atuação provisória e queira fazer uma Transição de Carreira, não perca o foco. Procure aquilo que está relacionado com a sua área de atuação, aquela pela qual você tem experiência. Quanto mais você adiar a procura da sua Recolocação Profissional, mais o mercado poderá o ver como um profissional obsoleto. Por isso, mantenha sempre o foco na área em que deseja atuar.

• Avalie o seu atual momento de carreira: tempos de crise são ótimos para avaliarmos se estamos no caminho certo ou se tem algo que podemos olhar diferente. Neste momento, pare e reflita se o seu antigo trabalho era realmente o que você gostava de fazer ou se estava apenas seguindo um dia após o outro. Pense assim: agora que estou fora do mercado, caso alguém me apresente uma proposta para exercer as mesmas atividades que eu exercia anteriormente, mas sem me remunerar a mais para isso, eu aceitaria? Se a resposta for sim, então quer dizer que a área que você atuava condiz com o que você realmente gosta e quer seguir como carreira. Mas, caso a resposta seja não, repense se não é o momento de mudar o que você busca, e perseguir aquilo que o faz realmente feliz e realizado. Pesquise e vá em busca de um profissional especializado em Coaching de Carreira, caso esteja difícil de chegar a uma conclusão sozinho. Por outro lado, caso tenha certeza sobre a sua área de atuação, procure por um profissional de Recolocação Profissional. Faça as contas e perceba que você estará economizando ao contratar um profissional da área, uma vez que poderá reduzir expressivamente o tempo fora do mercado.

• Otimismo e equilíbrio: é natural que você se sinta mal com o desemprego, difícil não se sentir. Mas, é preciso erguer a cabeça e dar a volta por cima. Você precisa pensar no que é possível, no que é preciso realizar para reverter esta situação e seguir em frente. Conte com os amigos, a família e com os profissionais especializados no assunto para não deixar a “peteca cair”. Faça desse o seu trabalho neste período. Invista em você! Lembre-se, as oportunidades aparecem para quem está atrás delas.

Um abraço para todos.

Alicia Goldsztejn | Psicóloga e Consultora de Carreira da equipe Paula Dias Coach.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir