Recolocação Profissional

Participar efetivamente de um processo seletivo / entrevista é uma tarefa árdua e necessária para quem pretende conquistar uma boa (re) colocação profissional no mercado.

Existem vários fatores que são imprescindíveis e que podem auxiliá-lo (a) na primeira etapa do processo de seleção para uma vaga de emprego. Entre eles, temos o nosso queridinho, digno do ditado “a primeira impressão é a que fica”: o seu currículo.

É importante que você saiba que, para seleção de candidatos, os recrutadores analisam uma infinidade de currículos, às vezes, em um único dia. Para que você passe pela “triagem”, é preciso que seu currículo seja atrativo e convincente.

Compartilho com você, seis dicas essenciais para que esse objetivo seja possível de ser alcançado:

01). No máximo duas folhas: é isso mesmo que você leu. Seu currículo deve trazer só as informações mais importantes (experiência, formação acadêmica e conhecimentos diferenciados, como por exemplo, o domínio de algum idioma, etc.). Desconsidere informações irrelevantes em relação à carreira pretendida e deixe os detalhes de suas experiências anteriores para serem ditos em seu discurso profissional na entrevista. “No papel”, as informações devem ser claras e objetivas, a fim de despertar o interesse do recrutador e fazê-lo constatar se você é adequado ou não à vaga. É muito importante realçar os cursos / especializações em Instituições renomadas, assim como, as experiências e cargos relevantes ocupados em empresas de destaque no mercado.

02). Objetivos: demonstre de antemão ao recrutador quais são seus objetivos profissionais e a área que pretende atuar. Essa ação otimiza a seleção e evita a participação em processos seletivos / entrevistas que não tenham aderência, tanto ao seu perfil e objetivo profissional, quanto da empresa.

03). Informações pessoais, endereço e disponibilidade para viagens: apresente suas informações pessoais (nome, idade, telefone e e-mail) e seu endereço. As empresas optam por candidatos que residam mais próximo do local de trabalho, para evitar atrasos e gastos com condução. Insira a informação sobre a sua disponibilidade para viagens. Muitas empresas necessitam do deslocamento de funcionários para a realização de suas atividades em outros estados ou países.

04). Atual situação profissional: é muito importante que o recrutador já tenha ciência da sua atual situação profissional para convocação de processo seletivo / entrevista. Algumas vagas necessitam de início imediato e os candidatos que estão disponíveis podem ter uma certa prioridade.

05). Apresentação, estética e erros: faça um currículo bem apresentável, esteticamente formatado e com escrita correta, pois esta é a primeira impressão que o recrutador terá sobre você. Atente-se aos anos e ordens corretas das informações.

06). LinkedIn: estamos na era digital e obviamente o mercado também já se readequou, assim, é importante que você tenha e alinhe as informações de seu currículo com o seu perfil do LinkedIn. Incluir sua foto é essencial, mas atenção: esta deve ser o mais profissional possível, deixe as fotografias informais para os seus perfis redes sociais pessoais.

Claro que não preciso falar sobre a importância da veracidade das informações e que seu currículo deve se manter sempre atualizado.

Como você pode ver, não é mentira quando dizem que seu currículo é o seu cartão de visitas, afinal, ele é o seu portfólio profissional e o facilitador da sua comunicação com os recrutadores de vaga.

Lembre-se: dê atenção prioritária ao seu marketing pessoal e ao networking profissional.

Caso tenha dificuldade para elaborar um currículo vendedor, considere a contratação de uma consultoria especializada em Recolocação para ajudá-lo.

Um abraço para todos.

Paula Dias / Coach de Carreira e de vida

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir