O que fazer para otimizar seu currículo e participar de entrevistas de emprego?

Toda vez que adotamos um caminho e não alcançamos resultados esperados, devemos “rever” a trajetória. A sábia frase: “mesmo caminho, mesmo resultado, caminho novo, resultado novo”, resume bem o que descreverei neste artigo. Se você está enviando seu currículo e não está obtendo retorno, pare, reavalie a estratégia e depois retome a divulgação. Confira as dicas!

O processo de busca de empregos pode ser cansativo e desestimulante, caso você não adote estratégias assertivas. Existem alguns fatores que contribuem para que os departamentos de recursos humanos, recrutadores e headhunters não entrem em contato com você para participar de entrevistas:

• Falta de Qualificação Profissional: para saber se esse é seu caso, busque de 10 a 20 vagas em seu nível e área. Copie e cole as descrições das vagas em um arquivo do MS Excel e pinte com uma cor chamativa as expertises que você não detém. Com essa análise ficará nítido seu “gap”. Gap é uma palavra inglesa que significa lacuna, vão ou brecha. Então, “Mind the gap” (atenção ao vão), qualifique-se profissionalmente através de cursos, especializações, etc. Busque também cursos gratuitos na internet, adquira livros ou peça para algum amigo ensinar você. Vocês podem, inclusive, trocar treinamentos. O “gap” que mais vemos em nossa consultoria, referente à correlação “currículos X vagas”, é o nível de fluência em inglês.

• Currículo “Não Vendedor”: caso você detenha as expertises exigidas pelo mercado, de acordo com seu nível e área, outro possível fator é a forma de apresentar o seu currículo. Sempre recomendo, para esses casos, a busca por um profissional qualificado em Carreiras para planejar a elaboração de seu currículo. Faz toda a diferença e o investimento traz retorno! Caso você não tenha como investir no processo completo de Recolocação Profissional, invista na revisão de seu currículo; é o passo “nº. 1” para uma recolocação de sucesso. Se mesmo assim não conseguir investir, faça uma lista de resultados já alcançados e projetos que já desenvolveu. Enumere todos no currículo. Um currículo focado em resultados é a chave para o sucesso.

• Falta de Estratégia de Divulgação: um texto correto, sucinto, que transmita, principalmente, detalhes sobre seu perfil profissional, objetivos e resultados conquistados é essencial para chamar a atenção do recrutador. É um processo que deve ser empregado de forma estratégica, inclusive em relação ao método de envio e para quais empresas você disponibilizará seu currículo. Muitas pessoas que nos procuram, candidatam-se somente em “sites de vagas” e não obtém retorno. Infelizmente, essa via é pouco eficaz. A melhor forma é abordar o recrutador diretamente. Nesse momento, as consultorias especializadas em Recolocação auxiliam de forma eficiente, pois mantém estreito contato com esse tipo de profissional. Contar com o apoio de uma consultoria que detém uma boa lista de contatos, pode ser a chave para o alcance de sua meta. Caso não consiga investir, utilize o Linkedin como ferramenta de Networking.

Espero que com essas dicas, você consiga alcançar os resultados que deseja. E, caso precise, estamos à disposição para lhe auxiliar nesse processo.

Um abraço para todos.

Paula Dias | Coach de Carreira e de Vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir