Valorize o networking para conquistar sua recolocação profissional

Sabemos que o Networking é muito importante para sua carreira e recolocação. Compartilho algumas dicas valiosas para que você tenha sucesso através da sua rede!

• Como planejar o Networking:

Liste todos os contatos que possui, seja através do Linkedin, Facebook, ou da sua agenda do telefone. Após concretizar essa listagem, analise a relevância de cada um deles, conforme a influência do contato.

– Influência alta: trata-se dos contatos de RH’s, pessoas que tenham um bom relacionamento, executivos, profissionais influentes ou ainda que sejam de um cargo de importância ou que trabalhem em um local que você gostaria de trabalhar;

– Influência média: contatos que você tenha uma relação mais estreita ou que podem te ajudar de alguma forma;

– Influência baixa: pessoas das quais você não tem muita intimidade, ou pessoas consideradas “tímidas”, isto é, pessoas que não divulgaram de maneira efetiva o seu CV devido esta timidez que possuem.

• Estratégia para abordagem:

Sempre dê preferência aos contatos mais íntimos, ou seja, marque encontros para tomar um café, um almoço ou happy hours. Dessa maneira, a pessoa dará mais atenção ao seu caso. Com os demais contatos, estabeleça a comunicação por telefone, e, em último caso, tratando-se de uma pessoa pela qual não tenha intimidade, envie um e-mail.

• Como gerar bons resultados (orientações):

– Aborde seus contatos falando sobre assuntos em comum, para depois falar sobre uma eventual indicação;

– No final de uma conversa de Networking, alinhe com seu contato que você enviará o CV por e-mail. No e-mail, relembre a pessoa sobre o que ficou combinado entre vocês;

– Ajude as pessoas que te procurarem pedindo ajuda também. Tudo que vai volta – se você ajudar alguém, certamente essa energia voltará para você. Aproveite também para fazer trabalhos voluntários gerando uma energia de prosperidade para você;

– Participe de grupos de Networking, eventos, encontros, ou seja, frequente lugares para conhecer pessoas novas. Importante: se for participar de eventos, especialmente a trabalho, procure não ir com amigos. Isso o forçará a procurar outras pessoas para conversar (“sair da zona de conforto”).

Lembre-se que o Networking deve ser nutrido sempre – empregado ou desempregado. Essa prática manterá sua rede aquecida e evitará desconfortos quando realmente precisar de alguma ajuda específica. Boa sorte!

Um abraço para todos.

Paula Dias | Coach de Carreira e de Vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir