O custo da não felicidade no trabalho

Trabalho e satisfação pessoal devem caminhar juntos. Permanecer em um emprego que não faz mais sentido, além de não estarmos mais engajados com os objetivos da empresa na qual trabalhamos e, principalmente, com os nossos propósitos profissionais -, nos causa mal-estar, estresse, problemas de saúde e nos traz uma sensação de vazio psicológico, pois sempre desejamos um trabalho apaixonante, gratificante e com relevância para nossas vidas.

Ter um propósito profissional, traçar objetivos, saber aonde desejamos chegar e como o trabalho é importante para alcançar metas pessoais, nos serve como estímulo diário. Porém, muitas vezes, simplesmente perdemos a nossa motivação pessoal em relação ao emprego e nos vemos mal resolvidos no trabalho, seja pela rotina, pelo comodismo ou pela estabilidade financeira.

O problema é que deixamos de avaliar o custo que essa condição nos causa. Dados da Organização Mundial da Saúde apontam que 30% dos trabalhadores do planeta sofre de estresse causado por questões relacionadas ao emprego e apresentam transtornos da ansiedade, estresse ou depressão. No Brasil, são 70%. Esses fatores geram gastos com consultas médicas e medicamentos, representando entre 25 a 50% do salário em média.

O índice de pessoas que adoecem por conta de um trabalho sem propósito, infelizmente, ainda é muito grande. Nós “gastamos” a maior parte do nosso tempo trabalhando e, não é nem um pouco saudável e viável esperarmos o fim de semana para sermos felizes. É fundamental buscarmos a felicidade todos os dias da semana. “I hate Mondays” não deve fazer parte do nosso vocabulário, simplesmente.

É fundamental reconhecermos e termos clareza sobre quem somos como profissionais, quais são os nossos talentos e habilidades e quais são os nossos respectivos papéis no ambiente de trabalho. Assim, poderemos avaliar o que nos incomoda, se é reversível, e como fazer para mudarmos a situação e irmos ao encontro do que nos faz bem.

Para identificar se você pertence a esse grupo, listamos alguns motivos que podem colaborar com a falta de sintonia entre o trabalho e a felicidade:

• Atuar no “escuro”: muitos profissionais não conseguem reconhecer sua posição no exercício da atividade profissional, pois não recebem feedbacks com frequência e não têm abertura para conversar com seus superiores. Alguns chegam a não conhecer as metas que devem ser atingidas e o que precisam fazer para auxiliar a companhia a atingir seus resultados. Esses fatores fazem com que suas atividades diárias pareçam sem propósito.

• Falta de harmonia entre os valores do profissional com os da empresa: o desânimo é comum quando o profissional não admira ou não concorda com os valores corporativos e culturais da empresa em que atua.

• Longas jornadas de trabalho: torna impossível o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional e traz insatisfação e frustração ao colaborador.

É importante termos em mente que nenhuma empresa oferecerá “condições normais de temperatura e pressão”; nem sempre tudo será perfeito. Assim, é preciso lidarmos com as diferenças e buscarmos o equilíbrio entre as nossas necessidades e princípios com a filosofia da empresa na qual trabalhamos.

Em uma pesquisa que elege as 100 melhores companhias campeãs em salários, oportunidades de carreira, boas lideranças e qualidade de vida, as palavras mais votadas pelos funcionários para qualificar essas empresas foram “pessoas”, “família” e “tempo”. A parte financeira ocupou apenas a 81ª. posição (Gazeta do Povo). Isso demonstra que o valor financeiro do profissional deve ser consequência do seu trabalho, e não o objetivo.

Encontrar propósito no trabalho e fazer dele parte integrante do dia a dia prazeroso e saudável é a melhor via para quem está em busca da felicidade. Ser feliz está nas mãos de cada um. Seja protagonista da sua vida e de sua carreira, e se não souber por onde começar, conte com a ajuda de um especialista na área.

Se você se identificou com esse artigo, inicie sua busca por autoconhecimento através de um processo de Coaching de Carreira ou conquiste a sua recolocação no mercado de trabalho através de uma consultoria em Recolocação Profissional.

Um abraço para todos.

Alicia Goldsztejn | Psicóloga e Consultora de Carreira da equipe Paula Dias Coach.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir