O intraempreendedor é criativo, inovador e estimula mudanças na empresa

Constantemente as empresas buscam inovações para se manterem e também reagirem aos desafios empresariais do mercado em que atuam. Hoje em dia, além do olhar externo voltado ao cenário global, muitas delas observam atentamente seus próprios colaboradores, como meio de retenção de talentos, recursos e capacidade intelectual.

Para esse recurso estratégico, damos o nome de Intraempreendedorismo.

Intraempreendedorismo (Intrapreneuring) é uma ferramenta facilitadora para a criação e implementação de ideias pelos funcionários de uma organização já estabelecida no mercado, independente do porte. Com ela, os colaboradores possuem a abertura para analisar cenários e de encontrar oportunidades institucionais e promocionais para a organização em que atuam e pô-las em prática. Esse conceito foi estabelecido há cerca de 30 anos, mas ainda faltava o principal: a liberdade, concedida pelos líderes aos funcionários, de criação e inovação dentro de um negócio já estruturado, por vezes, em rotinas burocráticas, repetitivas e lideranças obsoletas.

Atualmente, isso mudou e essa prática tem sido cada vez mais comum e valorizada (ainda bem!), pois o Intraempreendedorismo virou sinônimo de inovação, criatividade e iniciativa.

O Intraempreendedorismo acelera as inovações dentro de grandes empresas, usufruindo de forma positiva dos talentos empreendedores de seus próprios funcionários, sendo condicionada a três aspectos relevantes: o ambiente favorável e a cultura organizacional da empresa, o perfil dos colaboradores / empregados e o papel da liderança legítima: aquela baseada no exemplo e no conceito de se formar um time.

Dessa forma, o intraempreendedor atua dentro da empresa como sendo o profissional que realiza mudanças e / ou aperfeiçoamentos inovadores no âmbito interno organizacional, e tal processo envolve o desenvolvimento de atividades, negócios, técnicas administrativas, estratégias e tecnologias que visam fomentar o intraempreendedorismo nas organizações.

Não confunda empreendedor com o intraempreendedor, pois o primeiro é alguém que converte uma oportunidade em criação de um negócio, enquanto o segundo, através da sua habilidade e capacidade de inovação, cria algo novo dentro de uma organização que já está funcionando, visando, sobretudo, movimentar a criação de ideias, mesmo que indiretamente.

Obviamente, o Intraempreendedorismo é uma prática muito positiva, pois baseia-se em benefícios mútuos, tanto para a empresa quanto aos colaboradores. Quando o funcionário busca novidades e melhorias à empresa empregadora – sem receios de risco e de compartilhá-las com seus superiores -, mantém e aprimora qualidades primordiais à sua carreira, tais quais: criatividade, foco, paixão pelo que faz, comprometimento, motivação, dedicação, ideias inovadoras, atenção constante a novas possibilidades, vontade de encarar novos desafios, proatividade e, sobretudo, espírito empreendedor. O intraempreendedor mantém a chama acesa do negócio, pois consiste no colaborador que não se contenta em apenas executar a sua tarefa, e sim, inova e assume responsabilidades voltadas ao crescimento da empresa, que não é sua.

Para que tal prática seja possível, é essencial que os gestores estejam atentos aos funcionários que se destacam pela força de vontade, capacidade intelectual e de inovar e fazer algo maior à empresa que trabalham. Trata-se de um desafio diário que envolve a habilidade de liderança direcionada ao reconhecimento das conquistas coletivas e individuais, mediante a implantação de liberdade (respeitando-se os limites da organização) no contexto de pessoas inovadoras e engajadas na criação de um futuro que, além do que almejam à empresa que trabalham, desejam para si próprios.

Assim, o sistema do Intraempreendedorismo apresenta-se como um caminho inovador e realizador, através de práticas de valorização de ideias e incentivo que permitem que os colaboradores sintam-se parte das conquistas da empresa que integram, afinal: o sucesso é a união do seu time!

Um abraço para todos.

Paula Dias | Coach de Carreira e de Vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir