Desmistificando para ser assertivo

A equipe de Consultoria de Carreira da PD (Paula Dias Coach) depara-se, diariamente, com muitas dúvidas de nossos clientes:

— O que é Recolocação Profissional?

— O que é Coaching? E Outplacement?

— Vocês são Jobhunters?

— A PD é uma empresa de Headhunters?

— O que são estes produtos, e quais as semelhanças e as diferenças entre eles?

Neste artigo abordamos os mitos e verdades sobre Consultoria de Recolocação / Outplacement. Confira!

Há diversas empresas que oferecem os serviços de Recolocação Profissional / Outplacement, Coaching e de Recrutamento. Cada uma dessas soluções resolve um tipo de problema específico. Apresentamos a descrição de cada um deles, buscando, principalmente, desmistificá-los.

• Headhunting, Coaching, Recolocação e Jobhunting tratam-se das mesmas coisas.

Mito. Cada um deles, apesar de estarem interligados, são soluções diferentes. O Headhunter é o profissional que auxilia uma empresa a encontrar o perfil ideal para uma vaga específica que a empresa tem em aberto. Ele atua nesta intermediação entre a empresa e o profissional. A empresa solicitante entra em contato com a empresa de Recrutamento e a contrata para que ela realize todo o processo seletivo referente à vaga que precisam preencher. Headhunters são parceiros de empresas de Recolocação e Outplacement, pois quando necessitam de um perfil específico, solicitam indicações. O Headhunter recebe da empresa por encontrar o profissional ideal para a vaga, nunca do candidato.

Já a Recolocação Profissional trata-se de um serviço prestado para o profissional está em Transição de Carreira: desejando ingressar novamente no mercado de trabalho ou apenas realizando a transição de uma empresa para outra com ou sem mudança de cargo, ou seja, indo ao encontro de um empresa ou posição cujos objetivos e propósitos são semelhantes ao seu perfil profissional. Nesse caso, quem paga pelo serviço é o profissional, aquele que necessita do apoio da consultoria para alcançar seus objetivos de carreira. As empresas de Recolocação são parceiras das empresas de Recrutamento, pois ajudam-se mutuamente quando existe sinergia entre um assessorado e uma vaga em aberto.

O Outplacement é um serviço que tem por objetivo conduzir um processo de Recolocação de um colaborador que foi desligado de uma empresa e, a própria empresa opta por investir no serviço para apoiá-lo, contratando uma consultoria específica. A diferença da Consultoria de Recolocação e de Outplacement é quem paga pelo processo. Na primeira, o assessorado paga. Na segunda, a empresa que realizou o desligamento que faz o investimento.

O JobHunting, como o próprio nome sugere, é um profissional qualificado para “caçar” as melhores oportunidades para profissionais que estejam em busca de recolocação ou ascensão profissional. Desta forma, enquanto o Headhunter é contratado por empresas, o JobHunter atende pessoas físicas.

O Coaching, por sua vez, é um processo de autoconhecimento ou desenvolvimento (dependendo do tipo de coaching e o fim que se destina). O Coaching de Carreira, especificamente, é destinado a todas as pessoas que estão em busca de um trabalho que as façam felizes, que se destaquem e que, consequentemente, tenham ganho financeiro. Existem também outros tipos de coaching destinados para outros objetivos e que explicaremos em outro artigo.

• Realizando um Processo de Recolocação, é garantido que serei recolocado no mercado?

Mito. A Consultoria não garante que o profissional será recolocado. Ela oferece todo o suporte e aparato, fornecendo-lhe todo o ensinamento necessário. A metodologia empregada no processo de recolocação deve ser seguida, de maneira eficaz, ao encontro com a meta estabelecida juntamente com o cliente. É um trabalho minucioso, bem criterioso e focado que auxiliará o profissional a como se destacar e valorizar aquilo que tem de melhor a oferecer profissionalmente. Mesmo indicando o candidato para vagas específicas, nenhuma empresa de Recolocação / Outplacement pode garantir um emprego, pois existem variáveis que estão fora do alcance dessas empresas nesse processo como por exemplo: a empregabilidade do setor do profissional, a trajetória construída e até mesmo o bom desempenho do profissional no processo, que também depende dele, não somente da consultoria.

• Em um processo de Recolocação Profissional, o consultor que me atenderá fará todo o serviço para mim, de maneira que eu não precise me dedicar em nenhum momento ao processo.

 Mito. Mesmo em processos com consultorias que oferecem serviço operacional para os candidatos, todos os profissionais precisam de um horário diário para dedicação. Existe uma demanda de resposta de e-mails, atendimento de ligações e organização do tempo para obter sucesso nesse trabalho. Algumas metodologias envolvem mais esforço operacional do profissional, outras menos, dependendo do escopo do produto e valor do investimento. De qualquer forma, todas necessitam de empenho e energia no processo.

• Recolocação Profissional também é terapia.

Mito. Recolocação e terapia são atividades distintas. O coaching também é muito confundido com processo terapêutico. A recolocação é um trabalho focado e objetivo, em que há um método a ser seguido à risca para obtenção de êxito.

Terapia, é feita por um psicólogo profissional, que atuará com conflitos, angústias e irá mais a fundo no que envolve os problemas provenientes na mente do ser humano. Trata-se também de um autoconhecimento contínuo, relacionado ao subjetivo do paciente, apesar de existirem técnicas de psicologia mais assertivas e práticas, o viés de trabalho e atuação é outro.

Desta forma, é necessária a avaliação caso a caso para, então, contratar um serviço adequado.

Em todos os casos abordados, é importante buscar uma consultoria séria e de qualidade. Uma boa forma para encontrar a que melhor lhe atenda, é através dos depoimentos de pessoas que já realizaram o processo. Contratar o serviço pode ser muito interessante, pois trata-se de uma orientação direcionada, que ajuda a entender como melhorar as chances de conseguir um emprego de maneira assertiva e direcionada.

Abordamos esses tópicos para desmistificar os serviços de Recolocação Profissional e para demonstrar que esse processo não se apoia em esperanças e expectativas errôneas. Escolha uma Consultoria de Carreira que o assessore de forma assertiva, cuja metodologia baseie-se no que efetivamente você necessita em sua trajetória profissional.

Um abraço para todos.

Alicia Goldsztejn | Psicóloga e Consultora de Carreira da equipe Paula Dias Coach.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir