Entenda o porquê uma consultoria de recolocação não pode garantir que você se recoloque.

Atualmente, um profissional que busca Recolocação se depara com um mercado bastante competitivo, muita concorrência e pessoas extremamente capacitadas à disposição para uma nova oportunidade de trabalho. Quando o candidato percebe que não está conseguindo ter sucesso nesta busca solitária, ele acaba procurando um apoio junto a empresas especializadas e consultorias de recolocação para auxilia-lo em toda a preparação para conseguir passar nas entrevistas e conquistar o tão sonhado emprego.

Tudo conta neste momento: ter um currículo atrativo que destaque suas competências de maneira assertiva, direcionamentos de como se portar em uma entrevista de emprego e divulgação correta do perfil profissional para vagas e contatos certeiros.

A consultoria auxilia os profissionais a colocarem “ordem na casa”, ajudando no planejamento da estratégia de recolocação, metas e objetivos, organização dos materiais de divulgação e venda do perfil. Porém, vários os fatores podem acabar atrapalhando no sucesso do cliente, desde a fragilidade emocional, caso tenha vindo de uma demissão ou uma busca muito longa sem sucesso até o fracasso nas primeiras tentativas que já trazem a frustração logo de cara impactando diretamente no bom resultado das buscas, tendo casos até de evolução para uma depressão ou apatia, sem contar com o problema dos materiais decorrentes.

Tudo isso é observado com muita cautela durante o processo de recolocação e a consultoria oferece todas as ferramentas para os clientes serem recolocados, mas nem sempre todo esse suporte gera o sucesso, pois é importante lembrar que este é um trabalho realizado à quatro mãos. Ou seja, a consultoria necessita da dedicação do cliente ao processo pois sem essa contrapartida, de nada adianta. É de extrema importância o cliente acreditar no trabalho que a consultoria propõe e acreditar em si próprio, nunca deixando o otimismo de lado. Por mais difícil que pareça em alguns momentos, quando o profissional segue corretamente os direcionamentos da consultoria, aliado ao potencial e positivismo, o sucesso, a recolocação vira questão de tempo.

A pergunta feita por tantos executivos e profissionais que estão disponíveis no mercado atualmente – “Porque não consigo me recolocar? ”, deve estar inserida dentro de uma reflexão do próprio candidato: estou fazendo minha parte no processo? Estou me dedicando para a minha recolocação? Estou me auto sabotando de alguma forma?

A recolocação não cairá do céu. O emprego hoje precisa ser batalhado e o fato de estar contando com o auxílio de uma consultoria não garante que o cliente seja efetivamente recolocado por um simples motivo que muitas vezes nem o próprio profissional consegue perceber claramente. A ideia da consultoria é justamente preparar o candidato para o mercado, passando todas as ferramentas para o cliente atingir o seu objetivo.

Um abraço para todos.

Renata Campanille | Consultora de Recolocação Profissional da equipe Paula Dias Coach.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir