Como escolher uma carreira adequada para você, com o meu perfil?

De acordo com Müller (1988), “chegar a uma escolha vocacional supõe um processo de tomada de consciência de si mesmo e a possibilidade de fazer um projeto que significa imaginar-se antecipadamente cumprindo um papel social e ocupacional” (Müller, M 1988: 141).

Normalmente, na adolescência, os jovens se deparam com uma série de escolhas que irão definir o seu futuro, dentre elas a escolha profissional. A expectativa da tomada de decisão certa e a variedade de opções, são fatores que dificultam ainda mais, gerando uma fase de conflito para alguns.

Segundo Bohoslavsky (1977, p. 32) “a escolha não é um momento estático no desenvolvimento de uma pessoa. Ao contrário, é um comportamento que se inclui num processo contínuo de mudança da personalidade”.

Neste processo de escolhas, é normal que o jovem se sinta perdido em meio a tantos questionamentos e possibilidades, afinal, não é uma tarefa fácil, especialmente nesse período envolto de anseios e questões próprias da adolescência.

Muitas vezes, o apoio da família pode influenciar, já que alguns pais sonham com a profissão de seus filhos e antes mesmo do nascimento já fazem planos para o futuro. Também tem os que erroneamente chegam a impor aos seus filhos a seguirem a mesma trajetória que eles ou alguma outra que sonhavam para si. Entretanto, na maioria das vezes, os desejos dos pais não são os mesmos que os dos filhos, podendo gerar mais conflito e dúvidas. É importante salientar que os jovens não devem ser a fonte de realização dos sonhos dos pais, mas sim a fonte de realização de seus próprios sonhos.

Os pais devem extrair o que há de melhor em seus filhos e orientá-los a encontrar o autoconhecimento, para conseguirem fazer uma escolha de acordo com seus gostos, perfil e habilidades. É importante que o jovem consiga se perceber e entender o que ele faz naturalmente bem, em quais áreas de conhecimento estão as suas maiores aptidões, e para auxiliar nesta autopercepção, é indicado fazer a Orientação Vocacional.

Você sabe o que é e como funciona uma orientação vocacional? O termo é composto por duas palavras que têm as suas origens etimológicas no latim. O primeiro, orientação, vem do verbo oriri que se traduz como “nascido”. O segundo, vocacional, é originado de vocare, que significa chamar. Tomando por base o seu significado é correto dizer que, na orientação vocacional, o profissional deve ajudar uma pessoa a ouvir o “chamado do seu nascimento”, a sua vocação natural.

A orientação vocacional é um conjunto de práticas destinadas a esclarecer dúvidas profissionais. Ou seja, é um trabalho preventivo destinado a fornecer os elementos necessários para permitir que uma pessoa faça a melhor escolha de carreira. Esta orientação é importante pois ajuda, com maior clareza, no entendimento dos reais interesses e competências, aliada a uma autoavaliação de personalidade, otimizando o processo de escolha da área de atuação.

Levenfus (1997) considera a Orientação Vocacional Ocupacional um processo mais abrangente, que diz respeito não somente à informação das profissões, mas a toda uma busca de conhecimento a respeito de si mesmo, características pessoais, familiares e sociais do orientando, promovendo o encontro das afinidades do mesmo com aquilo que pode vir a realizar em forma de trabalho. Classifica, portanto, como uma abordagem psicológica, ou psicopedagógica, que visa a buscar uma identidade profissional.

Quando a escolha da profissão é feita de maneira assertiva e orientada desde cedo, minimiza o risco do arrependimento futuro e da infelicidade em trabalhar em uma atividade que não faz sentido para a pessoa a longo prazo.

Ser feliz no trabalho requer autoconhecimento, para assim fazer a escolha certa! Quando você é apaixonado pelo o que faz e aquelas atividades fazem sentido em sua vida, os resultados certamente virão juntamente com o sucesso e realização profissional e pessoal.

E você, já decidiu “o que quer ser quando crescer”?

Um abraço para todos.

Priscila Vasconcellos | Consultora de Carreira da equipe Paula Dias Coach.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir