Leia a entrevista e confira dicas essenciais da Coach Paula Dias

Sabe-se que o desligamento de uma empresa e a busca pela Recolocação Profissional no mercado atual são fatores significativos e de relevante reflexo na vida de um profissional.

Recentemente, publicamos aqui em nossa página, um artigo sobre a importância de se investir em uma Consultoria de Outplacement, pois, esse processo, além de descontextualizar o conceito impactante de demissão, ainda representa uma estratégia para fins de venda da marca da empresa.

De fato, muito se fala quando o assunto é Outplacement, muitas dúvidas cercam o tema: qual o seu conceito, quais são seus benefícios na prática, o porquê investir nesse tipo de consultoria. Como dizem por aí, é um assunto que dá pano para manga”.

Pensando nisso, a Equipe PD desmistifica o tema ultrapassando as teorias. Como? Trazendo pra você a experiência prática da nossa Coach Paula Dias, adquirida ao longo de sua carreira. Quer saber mais? Vem com a gente e confira o que a Paula tem a nos dizer sobre o tema nesse jogo rápido de perguntas e respostas. Certamente, fará você mudar “aquela velha opinião formada”, ao menos quando o assunto for Outplacement.

Equipe PD: O que é Outplacement e qual a sua finalidade?

Paula: Outplacement é quando uma empresa paga um serviço de Recolocação Profissional para um colaborador demitido. É um processo que visa minimizar os impactos gerados à empresa por uma demissão, pois oferece o apoio necessário ao ex-colaborador para otimizar sua Recolocação Profissional no mercado de trabalho.

Equipe PD: Quais são os benefícios de se investir em um Consultoria de Ouplacement?

Paula: Os benefícios são inúmeros. Destaco cinco deles:

I). Redução da probabilidade de passivos trabalhistas da empresa empregadora. Quando um colaborador é dispensado, o impacto da demissão é reduzido quando o benefício de Outplacement lhe é oferecido pela empresa;

II). Aumento da probabilidade / possibilidade da empresa, no caso da prestadora de serviço, tornar-se cliente da nova empregadora de seu ex-funcionário, devido aos bons referenciais levados pelo próprio colaborador, uma vez que ele se beneficiou da Consultoria de Outplacement para se recolocar;

III). Redução do impacto no clima organizacional da empresa. Sabemos que as demissões não são tarefas fáceis de serem tratadas na rotina de trabalho, sobretudo quando envolvem grandes líderes e / ou cargos estratégicos. Entretanto, observa-se na prática que os demais colegas de trabalho, tendo conhecimento do benefício de Outplacement proporcionado pela empresa, acabam não sendo impactados de forma inteiramente negativa com a demissão de um colaborador;

IV). Aumento do Employer Branding da empresa, que consiste na força da marca empregadora no mercado. Trata-se de uma estratégia de promoção da imagem da empresa que gera, inclusive, a motivação de profissionais do mercado a trabalharem nela. Assim, é certo que, dentre outras práticas, a empresa que demite e paga pelo processo de Outplacement para um colaborador é muito bem vista no mercado;

V). Por fim, gera-se uma energia (no conceito de física quântica) de Gratidão, pois a empresa demonstra o reconhecimento e agradecimento pelo tempo dedicado e pelo trabalho realizado pelo colaborador demitido, através do benefício concedido com o investimento na Consultoria de Outplacement.

Equipe PD: O que é preciso avaliar para contratar uma empresa especializada para prestar a Consultoria de Ouplacement?

Paula: No momento de avaliar uma Consultoria de Outplacement sugiro que se faça uma pesquisa detalhada no mercado sobre a empresa que se pretende contratar. O ideal é analisar quais são os cases de sucesso que a empresa tem, a relevância das recolocações anteriormente realizadas, quais as empresas atendidas e que já confiam em seu trabalho, qual o escopo, ou seja, o que está envolvido no serviço prestado / oferecido e qual a fama da empresa no mercado, eventuais reclamações, etc. Avalie o contexto e objetivos estratégicos de sua empresa, as lições aprendidas com demissões passadas e veja se vale a pena investir! Nós temos certeza que sim!

Um abraço para todos.

Equipe PD | Coach de Carreira e de Vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir