Quais os tipos de Outplacement e por que contratar uma consultoria especializada?

Existem dois tipos de Outplacement: o individual e o coletivo. O primeiro foca nas necessidades dos profissionais de forma específica, enquanto o segundo lida com a gestão do desligamento de grupos de funcionários. Sendo assim, a empresa deve identificar qual das hipóteses melhor atende o seu objetivo e sua expectativa de investimento.

O Outplacement mostra-se vantajoso tanto para a empresa, como para o colaborador. Este processo é a garantia de uma busca mais assertiva, direcionada e focada, de acordo com o objetivo e meta estabelecidos pela consultoria e cliente, para encontrarem juntos aquilo que faça mais sentido para o profissional. Este processo proporciona ao colaborador desligado maior confiança, trazendo-lhe perspectiva e otimismo neste momento delicado e difícil; o que é de extrema importância para evolução e alcance do objetivo proposto.

O Outplacement tem sido cada vez mais procurado e se tornado referência quando o assunto é desligamento de profissionais. Além de ser um processo mais humanizado, esse benefício traz aos colaboradores resultados positivos, tanto de marketing quanto em relação ao aumento de engajamento para diversos stakeholders. Entenda:

• Colaboradores desligados: a empresa demonstra gratidão por toda a contribuição que o profissional gerou para o negócio e reduz significativamente riscos de passivos trabalhistas;

• Colaboradores que permanecem nas empresas: reduz impactos negativos na equipe que permanece na empresa, aumentando o engajamento e melhorando o clima organizacional. Em cargos de níveis de gestão, por exemplo, é possível observar queda na performance da equipe que pode ficar insegura e resistente com a saída do antigo gestor e com a entrada do novo profissional que ocupará o cargo. Porém, com a atuação de Outplacement, é possível suavizar estes efeitos danosos e manter o desempenho da área.

• Talentos de mercado: valoriza a marca empregadora, atraindo novos talentos que estão cada vez mais exigentes com os valores e com a cultura empresarial no momento de decisão do aceite de uma oferta de trabalho. Algumas empresas conseguem até mesmo economizar por atraírem talentos por salários menores (por terem uma marca empregadora forte – Employer Branding);

• Clientes: o mercado consumidor tem se tornado cada vez mais exigente ao contratar uma empresa. Atualmente, além do serviço / produto oferecido, outras variáveis são avaliadas, como por exemplo: sustentabilidade, valores, práticas de voluntariado, etc.

Um abraço para todos.

Paula Dias e Alicia Goldsztejn | Consultoras da equipe Paula Dias Coach.

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