Recolocação Profissional

No Brasil, o ano começa após o período de férias de janeiro e o carnaval. Os primeiros meses consecutivos a esse período apresentam um aumento significativo no número de vagas de emprego disponibilizadas e esta estatística tem crescido a cada ano.

A razão para que esse fato ocorra é que, neste período, as empresas já possuem o balanço contábil fechado e orçamento em mãos, possibilitando que busquem no mercado os profissionais que ajudarão a atingir os resultados que foram traçados para o ano subsequente. Até mesmo as vagas temporárias anunciadas são mais efetivas no 1º semestre do que durante o 2º semestre.

Além disso, com o recesso de final de ano, os processos empresariais começam a se “ajeitarem” e “voltarem ao normal” apenas no início do ano. No entanto, é importante salientar que, neste período, a concorrência por vagas também aumenta. As pessoas tendem a traçar metas no final do ano para pô-las em prática assim que o novo ano se inicia e, isso inclui a busca por novas oportunidades de trabalho. Mudança e foco são palavras-chave neste período!

Para evitar perder oportunidades, fique alerta e antenado às informações do mercado. É preciso estar atento à área, às tendências, aos sites que oferecem oportunidades, acompanhar as vagas que correspondem ao perfil profissional de interesse e buscar consultorias que ofereçam o trabalho de Recolocação Profissional / Outplacement, além de acompanhar de perto o dia a dia das empresas que deseja trabalhar.

As consultorias de Recolocação Profissional são muito bem-vindas neste momento, pois os profissionais que iniciam um processo de recolocação por conta própria, dificilmente terão o discernimento necessário para traçar o plano correto e alcançar seus objetivos. O que ocorre normalmente é que as pessoas tendem a buscar uma recolocação por uma temporada sozinhas e, somente após um período de insucesso, procuram apoio profissional. Porém, o que muitos profissionais não avaliam é a perda financeira e emocional que este período ocasiona. Durante essa temporada de busca de vagas de forma independente, o profissional geralmente não utiliza a melhor estratégia, gastando tempo e energia. Quando finalmente opta por contratar uma consultoria, a pressão emocional atrapalha o processo.

Com o suporte adequado de um especialista, o planejamento traçado traz efetividade e as chances de recolocação aumentam substancialmente. É essencial ter o auxílio especializado de uma boa consultoria para enfrentar esta etapa, juntos.

Um abraço para todos.

Alicia Goldsztejn | Psicóloga e Consultora de Carreira da equipe Paula Dias Coach.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir