Se tempo é dinheiro, seja o seu próprio diferencial e invista em você.

Todo desligamento, compulsório ou não, é um processo complicado e que requer cautela, preparo e, sobretudo, suporte profissional e psicológico para lidar com a transição de carreira da melhor maneira possível.

Não podemos negar que, geralmente, os profissionais enfrentam dificuldades em relação à sua recolocação no mercado de trabalho, pois a competição é crescente e acirrada. Então, se este é o seu caso, não se desespere e confira minhas dicas:

A questão primordial frente à demissão é otimizar o seu tempo e fazer dele o seu melhor aliado. Sabemos que nessa fase, a proporção de efeito / rentabilidade é exata: para cada mês a menos que você fica desempregado, um mês a mais de salário, ao passo que, para cada mês a mais que você fica desempregado, um salário a menos na sua conta. Saber lidar com esse processo é muito importante. Uma das melhores e mais eficazes alternativas é a contratação de um serviço de Outplacement, que visa o desenvolvimento focado de habilidades e a busca de qualificações do candidato. O processo otimiza tempo para que a recolocação profissional no mercado de trabalho aconteça o quanto antes, com qualidade e de acordo com os objetivos almejados.

A Consultoria de Recolocação deve ser prestada por uma empresa especializada, pois objetiva o aconselhamento de carreira do profissional que foi desligado (e / ou que inclusive pretenda mudar de emprego ainda que na mesma aérea – seja por falta de perspectiva de crescimento na empresa, descontentamento com as funções realizadas, busca de novas experiências profissionais, etc.) e, por consequência, concede à organização o suporte necessário para que profissional encontre uma vaga que se adeque ao seu perfil e a seus objetivos profissionais.

O processo de Outplacement apresentou um crescimento significativo nos últimos tempos, pois, além de ser assertivo, através de metodologias especializadas e personalizadas, proporciona aos profissionais um suporte potencializado de estratégias destinadas ao desenvolvimento de carreira e à recolocação profissional, bem como, um contato seletivo e direto com as empresas e profissionais responsáveis pelas vagas.

Agora você me pergunta: mas quais são os retornos de investir numa Consultoria de Recolocação ao invés de tentar me recolocar sozinho no mercado?

Os benefícios são inúmeros:

• Redução do tempo de busca e tranquilidade financeira: com a uma consultoria de Outplacement, a otimização do tempo acontece exatamente porque há uma busca focada de vagas que concilia seu perfil profissional com seus objetivos, ou seja, evita-se o famoso “atirar para todos os lados”. Essa ação só atrasa o seu processo, fazendo-lhe desperdiçar tempo com vagas e entrevistas não condizentes com o que você busca. Além disso, “tempo é dinheiro”. O suporte especializado objetiva o seu rápido retorno à atividade remunerada, trazendo-lhe tranquilidade financeira;

• Identificação e expansão de Networking: capacidade de estabelecer e aumentar sua rede de contatos, possibilitando, ainda, o envio direto de seu currículo para vagas, headhunters e RHs inerentes ao seu perfil e objetivos. Aliás, este fator ainda lhe garante o acesso a um maior número seleto de vagas;

• Sucesso em entrevistas: a consultoria de recolocação abrange desde a elaboração e adequação de seu currículo, feedbacks de processos, reavaliação de capacidades pessoais com a análise de Swot (que é identificação de suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças), simulações de entrevistas com dicas de marketing pessoal, até que se chegue a um plano estratégico de ação, passível de garantir-lhe desenvoltura e resultados satisfatórios nas entrevistas;

• Desenvolvimento de carreira: a recolocação profissional representa desafios mais ousados em sua carreira. Assim, a assertividade na escolha da vaga e da empresa empregadora, garante-lhe satisfação com o trabalho e, consequentemente, o desenvolvimento de sua carreira profissional.

Importante: como você pode perceber, um profissional ou uma consultoria séria de Outplacement não prometerá a recolocação, mas sim, assegurará o preparo do candidato, com o objetivo de aumentar significativamente as chances do sucesso na recolocação profissional. Como diz o provérbio: “Não dê o peixe, ensine a pescar”, até porque, quem se recoloca é o profissional e não a empresa de recolocação.

E lembre-se, o sucesso do processo depende de um bom coaching aliado à sua dedicação e progresso durante todo o suporte, somado ao mercado e às competências necessárias para a vaga pretendida. Afinal, num cenário cada vez mais competitivo, o diferencial está no profissional que reconhece a importância do investimento em si próprio e, assim, identifica as melhores oportunidades garantindo seu lugar ideal no mercado de trabalho.

Recolocação Profissional requer seu esforço, sobretudo, diante de alguns obstáculos que porventura possam surgir, mas saiba: estamos aqui para auxiliar você. Faça valer a pena!

Um abraço para todos.

Paula Dias | Coach de Carreira e de Vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir