Case de sucesso

Se você atua há muitos anos em um único setor e já foi chamado para trabalhar em uma empresa concorrente, fique atento: talvez este possa ser um sinal que está na hora de fazer uma transição para um novo segmento de atuação.

Ficar em um mesmo segmento para muitos profissionais não é uma escolha, mas se você atua em posições executivas fazer este tipo de mudança pode ajudá-lo a oxigenar e alavancar a carreira. E para quem já tentou fazer esta transição, sabe que não é algo simples, com mais de três passagens pelo mesmo segmento é comum que as empresas o vejam como um profissional especialista da área em segmentos específicos, dificultando o processo de transição. Neste caso, uma estratégia bem elaborada de posicionamento do profissional nos novos mercado, faz toda a diferença.

Hoje decidi escrever sobre o case da Fabiana Marques, que atuava há mais de 10 anos no setor de Telecom e buscou a PD Coach para ajudá–la a fazer esta transição de emprego de forma mais assertiva.

Após 10 anos atuando no mercado de Telecom e com passagens em grandes empresas, a Fabiana sentia que a sua carreira estava estagnada e sem grandes desafios, chegando a conclusão que para oxigenar a carreira e voltar a crescer o melhor caminho seria mudar de mercado de atuação. O momento de reflexão não poderia ser mais oportuno, como a área em que atuava também estava passando por um processo de reestruturação, esta era a deixa que precisava para colocar o plano em ação e buscar novos ares.

O início do projeto de transição aconteceu de maneira similar ao de muitos profissionais: elaborar um novo CV, mudar o linkedin, assinar sites de empregos, acionar o networking etc. Porém após cinco de meses de esforço continuo e chegando ao final de alguns processos, o resultado simplesmente não acontecia.

Junto com a falta de resultados, veio também os questionamentos sobre a sua carreira, o momento do mercado, o seu índice de empregabilidade, a sua capacidade em se recolocar, questionamentos estes que acabavam gerando desanimo e estress.

Sem saber o que fazer, decidiu ir atrás ajuda e, olhando alguns artigos no Linkedin através de uma rede de contatos em comum, a profissional chegou até nós. Logo no primeiro contato, após algumas perguntas de diagnóstico, ficou claro para a minha equipe o que a Fabiana buscava e como podíamos agregar valor no processo de recolocação como um todo.

Com o objetivo de criar um plano de recolocação profissional factível, iniciamos um planejamento focando em tangibilizar a nova meta de recolocação através de um escopo de desafio, faixa salarial, cargo e mercados de atuação que fossem uma junção das expectativas da Fabiana alinhadas a uma realidade de mercado. Conversar de modo realista sobre o tempo médio de recolocação acordo com o perfil da profissional, foi um ponto importante para ajudar a diminuir a ansiedade e estresse.

Com os objetivos bem definidos e alinhadas as expectativas, o segundo ponto que começamos a trabalhar foi no conteúdo de comunicação com o mercado. Na consultoria, sabemos que não basta apenas escrever as atividades no currículo e contá–las nas entrevistas, é preciso criar pontos de convergência entre a carreira do profissional com a meta e foco de recolocação, e cuidar da comunicação com o mercado para que fique claro aos recrutadores como este profissional poderá agregar valor à nova empresa / segmento.

E foi logo no início desta etapa que foi ficando claro para a Fabiana o motivo pelo qual não estava obtendo resultados com a estratégia anterior: O discurso de carreira inicial não estava alinhado com o que o mercado buscava. Passado as primeiras etapas de alinhamento do processo, era hora de colocar o “bloco na rua” e começar o trabalho de hunting, iniciamos a consultoria com a indicação para a nossa lista de contatos e para as vagas que a Fabiana encontrava em sites confiáveis como Linkedin, Vagas etc.

Após cinco meses de projeto e com alguns “nãos” e muito aprendizado sobre a carreira, a Fabiana foi finalmente aprovada no processo seletivo para Gerente de Produto na empresa Vagas.com. “Eu sempre achei que sabia o que queria de carreira. Só que o que eu falava, não era bem o que eu mostrava ou sentia de fato. Além disso, todo o processo me trouxe cura de mágoas que tinha de experiências profissionais anteriores e que me só me atrasavam“, finaliza Fabiana.

Se você se identificou com essa história e também gostaria de ser um case de sucesso da nossa empresa, entre em contato conosco através do e-mail [email protected] ou pelo telefone (11) 98333-7667

Um abraço para todos.

Paula Dias | Coach de Carreira e de Vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir