Case de sucesso

Para que um colaborador evolua dentro de uma empresa, antes de mais nada, é necessário que os objetivos pessoais estejam alinhados ao momento atual da empresa, assim como a cultura e os valores.

Muitas pessoas se apegam ao discurso de que a empresa não oferece crescimento, mas em muitos casos, o motivo pelo qual essa projeção não se consolida, está relacionada à falta de alinhamento entre os objetivos do colaborador X objetivos da empresa.

Neste caso, não quer dizer que o colaborador não seja um excelente profissional. Pelo contrário, devido a algum tipo de mudança organizacional, de negócios ou cultural na empresa, as habilidades, experiências, atitudes comportamentais e hábitos do colaborador podem ir de encontro com os objetivos e metas da companhia. Ou seja, o funcionário passa a não corresponder às necessidades corporativas geradas pela própria mudança. Neste caso, é preciso parar, analisar o cenário da empresa e, também, realizar uma autoanálise.

É sobre este assunto que hoje compartilharei a história de sucesso da nossa cliente Giovana Aguiar. Após refletir sobre sua condição profissional, ela decidiu que estava no momento de fechar um ciclo e ir atrás do tão sonhado crescimento na carreira.

Espero que este caso de sucesso possa ser inspirador, para que você reflita sobre o atual momento de sua carreira. Boa Leitura!

Formada em Administração de Empresas, a Giovana construiu a sua trajetória de carreira na área de Gestão de Recursos Humanos. Em sua última posição, atuou como Analista de RH em uma empresa do setor de Energia Elétrica.

Há algum tempo, a empresa na qual atuava passava por um processo de reestruturação, mudando o modelo de negócios e a gestão interna, o que impactou diretamente no plano de crescimento dos colaboradores.

Durante este período de reflexão, a Giovana chegou à conclusão que o momento era buscar mais responsabilidades, atuar em processos mais estratégicos e que pudessem desafiar a sua capacidade de execução. Olhando para este momento, ela refletiu sobre os rumos que gostaria de seguir na carreira e se era possível atingir os objetivos internamente. Chegou à conclusão que a empresa não ofereceria os desafios planejados.

Decidida a conquistar novos rumos na carreira, ela começou a buscar oportunidades no mercado. Após 3 meses de tentativas sem retorno, questionou-se sobre como o mercado entendia a sua trajetória de carreira, e se o seu perfil era desejado e adequado pelo mercado, de acordo com as posição profissional que almejava.

Apesar de ser uma profissional que atua em RH e tem conhecimento em técnicas de recrutamento e seleção, a Giovana sentia uma enorme dificuldade para se posicionar no mercado. Assim, decidiu buscar ajuda.

Chegando até nós através do Linkedin, iniciamos o processo de Consultoria de Recolocação / Outplacement, procurando, primeiramente, entender os seus objetivos e skills, alinhando suas expectativas à realidade do mercado naquele momento. Um ponto importante que ela nos apresentou foi em relação ao seu currículo: ela gostaria de saber como era percebida pelo mercado, uma vez que não teve retorno em entrevistas. Desta forma, o ponto de partida da consultoria foi mapear quais os tipos de vagas eram mais aderentes ao seu momento de carreira em relação ao índice de empregabilidade. O objetivo desta ação focou os esforços em oportunidades mais aderentes ao seu perfil, introduzindo as palavras-chave de acordo com sua expertise e conhecimento em seu currículo, gerando maior notoriedade de seu perfil profissional.

Finalizado este alinhamento, intensificamos o processo de captação de oportunidades. Em paralelo, procuramos, a cada sessão de consultoria, trabalhar no discurso de entrevista para otimizar a venda de suas competências, alinhada à estratégia estabelecida inicialmente. Afinal, como um fator depende do outro, de nada adiantaria captarmos muitas entrevistas e o profissional não deter as aptidões necessárias para passar e conseguir demonstrar o que ele tem de melhor!

Buscamos ao longo do processo fazer um acompanhamento muito próximo em relação à estratégia estabelecida e os resultados esperados. Em alguns momentos foram necessários ajustes para maximizar o potencial de recolocação.

Em poucos meses, a tão esperada Recolocação Profissional foi alcançada. A Giovana conquistou a posição de Consultora em Recursos Humanos na Raia Drogasil.

Leia o depoimento:

A apresentação do processo me passou muita confiança. Achei tudo bem estruturado, planejado e com uma excelente estratégia. Estava em um momento profissional conturbado, parecia não enxergar uma saída. Organizei-me, parei e refleti sobre minha carreira, meus projetos, resultados obtidos e o que realmente queria para o futuro. Identifiquei os gaps e tive ajuda para como aprimorá-los. Dedicava-me diariamente ao processo e a estratégia de envios de CVs foi o diferencial para a realização de muitas entrevistas e o tão esperado retorno positivo! O que posso sugerir para as pessoas que estão passando por um processo de transição é que a recolocação acontecerá, é questão de tempo! É um processo diário e, na maioria das vezes, demorado. Considero um presente de Deus ter contratado a Consultoria Paula Dias! Com a ajuda das consultoras e de todo o processo, consegui fazer um resgate da minha trajetória profissional e descobri meus verdadeiros objetivos futuros. Serei eternamente grata!

Se você se identificou com essa história e também gostaria de ser um case de sucesso da nossa empresa, entre em contato conosco através do e-mail [email protected] ou pelo telefone (11) 98333-7667

Um abraço para todos.

Paula Dias | Coach de Carreira e de Vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir