Sua carreira: você está em ascensão profissional ou na direção contrária?

Para que um colaborador cresça em uma empresa, antes de mais nada, é necessário que ele esteja empenhado em alcançar os objetivos propostos e também alinhado com os valores e com a cultura corporativa. Muitas pessoas se apegam no discurso de que a empresa não oferece crescimento, porém, em muitos casos, o motivo pelo qual essa projeção não se consolida, está relacionada à postura do colaborador.

Antes de analisar se não existem novas oportunidades de trabalho na empresa, realize uma auto avaliação e seja sincero consigo mesmo. Algumas perguntas podem auxiliar nessa percepção:

– Estou oferecendo o meu melhor?

– Tenho perfil para a posição que ocupo?

– Estou alinhado com os valores da empresa?

– A empresa oferece oportunidade para os meus colegas?

– O que esse colega faz que eu não faço? Como ele age no dia a dia?

– Essa empresa realmente não oferece oportunidade para ninguém ou somente alguns estão estagnados?

Respondendo essas perguntas, ficará muito mais fácil você detectar o caminho a ser adotado.

Se você perceber que a empresa não está alinhada com os seus valores, com aquilo que você acredita, em algum momento isso vai interferir em seu desenvolvimento. Analise seu entorno: se constatar que seus colegas já tiveram oportunidade de crescimento e você não, é preciso observar o que pode estar divergente entre o seu perfil e o destas pessoas.

Observe sua forma de atuação em seu trabalho diário, como você se porta diante das mais diversas situações, como se veste, tudo o que poder tirar de informação proveitosa a seu favor, podendo até marcar uma reunião com a pessoa para conversar e pedir dicas, conselhos e orientações em prol de uma melhor performance. Outra forma viável é agendar horário com seu gestor para entender os desfalques e o que está indo bem em seu trabalho.

Caso sua avaliação constate que não há perspectivas de crescimento profissional na empresa na qual você trabalha, questione-se:

– Você ainda aprende com as suas tarefas do dia a dia?

– Sente-se motivado com os desafios que lhes são propostos?

– Quando há rotina, permanece motivado?

– O salário baseado no mercado, corresponde ao de outros profissionais do mesmo nível?

É importante entender como você está inserido dentro da instituição e como poderá contribuir para o seu crescimento. Se durante este momento investigativo você perceber que este trabalho já não consegue corresponder às suas expectativas e necessidades é a hora de buscar algo que lhe faça mais sentido.

Por outro lado, engana-se quem acredita que oportunidades de crescimento significam promoções. Isso porque muitas vezes o ganho vem em forma de responsabilidades, novas funções e liderança dentro do ambiente de trabalho. Apesar de não ser uma promoção, muitas vezes essas oportunidades são o palco ideal para desenvolver suas competências e habilidades que, só então, se transformarão em promoções. Ou seja, nem sempre está relacionada a questão salarial.

Novas oportunidades de crescimento surgem diariamente, seja na empresa atual ou em outras novas. Sendo assim, é importante saber identificá-las e aproveitar todo o seu potencial para transformá-las em “trampolins” para a sua carreira. Avalie suas necessidades e como a empresa lhe completa. Entenda o papel deste trabalho em sua vida e procure extrair o melhor dele sempre.

Portanto, caso perceba que a empresa realmente não agrega ou não faz mais sentido para a sua carreira, você deverá passar pelo processo de Recolocação Profissional. Assim, passe a avaliar o mercado e realize um planejamento para a sua transição. Caso você deparar-se com dificuldades nesta fase, o ideal é buscar um Consultoria de Carreira especializada. Esse processo lhe trará todo o aparato que for preciso para que tenha êxito em sua busca pelo novo emprego.

Um abraço para todos.

Alicia Goldsztejn | Psicóloga e Consultora de Carreira da equipe Paula Dias Coach.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir