Futuro profissional

Todos nós, em algum momento de nossas vidas profissionais, temos dúvidas em relação à carreira e à posição que ocupamos no mercado de trabalho. Por mais estranho que pareça, o sentimento de “não sei qual rumo tomar profissionalmente”, pode ser o primeiro identificador para que nos tornemos os agentes de mudança de nossas vidas. Essa transformação pode ocorrer através do processo de Transição de Carreira.

Para falarmos sobre Transição de Carreira e sobre qual o momento certo para ela ocorra, antes de tudo, é preciso entender que o processo de mudança pode ser motivado internamente (descontentamento com a vida profissional atual, estagnação na carreira, busca por novos horizontes, etc.) e / ou por causas externas (uma demissão, por exemplo).

A questão é que, independente de qual for o propulsor, decidir por um novo caminho, seja na mesma área de atuação ou em outra completamente diferente, não é uma decisão fácil. Pelo contrário, envolve autoconhecimento e constante planejamento.

Mas, como perceber que estou neste momento? Bom, além dos casos de demissão que, obviamente, nos conduzem a buscar a Recolocação Profissional e / ou repensar na carreira como um todo, há indicativos internos que nos fazem perceber o momento certo para investir na Transição de Carreira. Vejamos:

• Nos sentirmos desmotivados e indiferentes em relação ao trabalho (o trabalho atual não brilha mais nos olhos);

• Não darmos o nosso melhor e termos a sensação de que nosso potencial está sendo desprezado no atual trabalho;

• Sentimento de que nós não deveríamos mais estar naquele emprego ou que ocupamos um lugar / posição incorretos, fora de nosso perfil;

• Nos sentirmos inconformados constantemente na carreira;

• Termos motivações desalinhadas com a nossa missão profissional;

• Queixarmo-nos constantemente do emprego atual em nossos círculos sociais;

• Dormirmos desejando que o dia seguinte demore a chegar;

• Termos a sensação de liberdade no final do expediente;

• Sentirmos estresse e constante necessidade de busca por qualidade de vida;

• Adaptação aos novos modelos de negócios (por exemplo, evolução tecnológica), dentre outros.

Atenção: Não devemos confundir a qualidade das atividades que desenvolvemos com amor pelo que realizamos, pois nem sempre qualidade e amor estão relacionados. O que isso quer dizer? Que é possível sim fazer muito bem algo que não se ama, seja por necessidade, por questão financeira ou até mesmo por ter ligado o “piloto automático” na profissão. Por isso, é importante analisar minuciosamente todos os fatores da sua atual carreira antes de decidir pela mudança.

Se você se identificou com a maioria dos itens acima, talvez seja a hora de refletir sobre como investir em sua Transição de Carreira. Saiba que essa passagem não deve ser um momento de preocupação. É comum termos dúvidas, nos sentirmos inseguros e fora de nossa zona de conforto. Esses sentimentos são necessários para o nosso processo de mudança na carreira.

Para buscarmos os recursos para a sua mudança profissional, é primordial estabelecermos três bases importantes:

• Reconhecermos a nossa verdadeira identidade e nossos talentos mais autênticos;

• Entendermos o que buscamos em curto, médio e longo prazos e;

• Definirmos os objetivos que almejamos e os mercados de acordo com o nosso perfil.

Daí a importância da chave primordial desse processo de mudança: o autoconhecimento! Um profissional que realmente se conhece e identifica o que realmente gosta de fazer, por ideais, objetivos, valores, missão e amor, certamente desenvolverá uma competência emocional que lhe permita lidar consigo mesmo e com a realidade externa, nesse momento delicado da Transição de Carreira.

A necessidade de mudar de carreira pode ocorrer por vontade própria, desejo de inovar, readaptação aos novos modelos de negócio utilizados pelo mercado de trabalho, para empreender, etc. Desta forma, não devemos dar importância apenas na questão financeira. Devemos aproveitar as oportunidades.

Tudo é uma questão de planejamento e de termos consciência de que a Transição de Carreira não é algo que acontece num piscar de olhos. Envolve separação, preparação e ação; e a ordem desses fatores altera sim o produto final.

Identificarmos o momento e vivenciarmos o processo de Transição de Carreira é algo que está em nossas mãos e depende, prioritariamente, de nossa autoanálise e percepção de nós mesmos como profissionais, de nossos ideais em relação às possibilidades que o mercado nos oferece.

Mais do que tratarmos sobre o processo de mudança de emprego ou de carreira, é essencial experienciarmos o nosso reencontro como profissionais e assim, decidir para onde ir, com quem ir e quando ir!

Um abraço para todos.

Paula Dias | Coach de Carreira e de Vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir