Por que contratar uma consultoria especializada?

Muitos profissionais optam por traçar e conduzir sozinhos a sua própria Recolocação Profissional. Entretanto, pela minha experiência prática, percebo, no mercado de trabalho, que o retorno nesses casos nem sempre é o esperado. A contratação de uma consultoria especializada é de extrema importância para a conquista dos objetivos profissionais.

Dentre tantos pontos relevantes, como por exemplo: o preparo, a dedicação e o autoconhecimento do candidato a uma vaga de emprego, destaco outros dois quesitos significativos que são cruciais para um processo de recolocação: a “atuação estratégica do candidato perante recrutadores” e a “otimização de tempo”. Com o auxílio de uma consultoria, é possível focar nesses pontos-chave, buscando o máximo de conhecimento no menor tempo possível. Afinal, tempo é dinheiro e não dá para desperdiçá-los. É muito mais assertivo trabalhar com um bom método de recolocação.

O direcionamento proporcionado pelo coaching abrange condições que, na maioria das vezes, não são tidas como tão importantes, mas acredite, fazem toda a diferença. Por exemplo:

• Captar entrevistas através do seu currículo: o currículo é o seu cartão de visitas no mercado. É o primeiro contato que um recrutador terá de quem é você. Uma consultoria de Recolocação Profissional lhe auxilia a focar adequadamente no que, realmente, é relevante – no melhor conceito do “menos é mais”.

• Passar nas entrevistas: aqui não falamos de “decorar o que falar”, mas sim, de saber “se vender” de forma adequada. Estar preparado e ter plena consciência do que precisa ser dito, evita que você se perca na hora da entrevista, fortalece a sua autoconfiança e evita que o nervosismo tome conta. Saber o que falar é um diferencial e tanto, pois a empatia com o gestor da vaga está no topo da lista dos decisivos para a seleção e contratação do candidato.

• Ter acesso às vagas: é comum que, em um primeiro momento, as pessoas busquem e apliquem sua candidatura em todos os tipos de vagas. É exatamente esse um erro que pode prejudicar – e muito – o seu processo de recolocação. A consultoria lhe direciona para que a sua candidatura seja feita em vagas aderentes ao seu perfil, incluindo a elaboração de mailing list para busca em websites de vagas e redes sociais. Além disso, lhe auxilia a utilizar de forma favorável o networking pessoal e otimiza o seu tempo, ampliando a chance do sucesso no processo.

• Negociar bons salários: às vezes, a fase da Recolocação Profissional vem acompanhada pela ansiedade na busca por resultados, fazendo com que o profissional pule etapas importantes e / ou aceite a primeira vaga que surgir, sem analisá-la profundamente. Estar bem assessorado por uma consultoria especializada faz com que o candidato examine os pormenores da vaga e o perfil da empresa e, desta forma, realize uma abordagem positiva, confiando em seu potencial para negociar sua pretensão salarial.

• Escolher a empresa e a vaga certas: um processo de coaching, ainda que focado no profissional, sempre permite aprimorar e exercitar o autoconhecimento. Aliás, este é um dos principais diferenciais, pois permite o crescimento e a autoconfiança. Saber quem se é e aonde quer chegar, também é um dos pilares de um processo de recolocação profissional.

• Atrair as vagas que existem no mercado: um bom coach mantém o coachee motivado durante o processo de recolocação, sobretudo nos momentos de dificuldade que porventura apareçam. O direcionamento correto e o elo de parceria fazem com que você não duvide do seu potencial, não desmotive durante o processo e permaneça focado na busca da sua vaga. Afinal, o sucesso da recolocação depende muito do empenho do candidato.

Alcançar o emprego dos sonhos exige muitos mais das entrelinhas do processo de recolocação, do que simplesmente analisar escopo da vaga X seu perfil profissional. Um bom método de Recolocação Profissional faz TODA a diferença, e como!

Caso esteja procurando uma consultoria que atenda a estes requisitos, contate-nos e conheça nossa metodologia.

Um abraço para todos.

Paula Dias | Coach de Carreira e Vida.

Siga nossa Company Page no Linkedin: https://bit.ly/2DnnxqH

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir