Uma poderosa ferramenta de marketing

O sucesso de sua empresa está diretamente relacionado aos profissionais que a integram e que se destacam por capacidade, potencial e bom desempenho.

O Departamento de Recursos Humanos (RH) não é apenas direcionado para o recrutamento e treinamento de pessoal. Um dos seus maiores desafios é a atração e retenção de talentos de acordo com o perfil empresarial e cultural de cada empresa. O RH busca o engajamento dos profissionais para que eles atuem de forma estratégica, transformando de forma positiva o ambiente de trabalho, formando boas equipes e, consequentemente, revertendo esses esforços em resultados concretos a favor da empresa.

Uma das estratégias mais utilizadas atualmente para que as empresas sejam conhecidas de forma positiva no mercado, como incentivadoras de reconhecimento profissional / propósito de carreira e, sobretudo, em relação à humanização e valorização de seus colaboradores, é o Employer Branding.

O Employer Branding, como ferramenta de marketing, não trata apenas de sustentar uma imagem no mercado, mas sim de realmente proporcionar e oferecer condições aos seus colaboradores, a ponto de ser reconhecida por todos como uma ótima empresa para se trabalhar.

Conheça algumas dicas sobre como investir na força de sua marca empregadora:

• Recrutamento Estratégico: inovar na divulgação das vagas, realizar um processo seletivo respeitoso, inteligente e fora do comum, faz com que os profissionais tenham uma percepção positiva em relação à empresa. Com ações desse tipo, a empresa se diferencia em relação às concorrentes.

• Outplacement: esse processo é muito bem visto no mercado. Representa uma “consciência humana” da empresa empregadora em relação aos funcionários, pois oferece uma consultoria especializada em recolocação no momento delicado na carreira de todo profissional: a demissão.

• Gestão estratégica de talentos: analise sua empresa de dentro para fora e reconheça os reais potenciais de seus funcionários, oferecendo novas oportunidades de carreira. Em algumas situações, talvez, seja necessário realocá-los para um melhor aproveitamento. Descubra novos potenciais e promova a carreira de quem já integra o seu time.

• Desenvolvimento Gerencial: promova o autodesenvolvimento de seus potenciais líderes para que aprimorem suas expertises para gerenciar equipes e projetos, através do aproveitamento e esforço de todas as oportunidades que lhes são dadas (autonomia, desafios, responsabilidades, possibilidade de inovações, etc.). É o dar e receber que gera o equilíbrio.

• Team Building: um recurso importantíssimo para estimular e desenvolver o chamado “espírito de equipe” dentro de sua empresa. A aplicação desse conceito impulsiona a produtividade e o melhor desempenho de seus colaboradores.

Adotar estratégias direcionadas às pessoas para que se desdobrem em estratégias para o seu negócio é mais simples do que parece. Afinal, quanto mais a empresa conhece e se conecta com os seus colaboradores, maior será a probabilidade de êxito para todos, pois ter uma equipe talentosa impacta diretamente nos resultados!

Um abraço para todos.

Paula Dias | Coach de Carreira e Vida.

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