Recolocação Profissional

Outplacement é uma ferramenta que humaniza o processo de demissão e é uma das principais tendências relacionadas à Recolocação Profissional. Outplacement veio para ficar e é cada vez mais utilizado por empresas de todos os portes e mercados.

Contratar uma consultoria especializada para esse processo representa uma estratégia de redução de impactos negativos de desligamentos, trazendo um conjunto de benefícios, impactando tanto à empresa, como o ex-funcionário. Entretanto, o processo é repleto de desafios. É imprescindível que, de fato, seja avaliada a metodologia da consultoria antes de efetivar a contratação.

Para desbravar ainda mais esse tema, apresentaremos os principais tópicos que devem ser analisados em uma Consultoria de Outplacement no momento de sua contratação.

• Propósitos alinhados e serviço personalizado: a Consultoria de Outplacement precisa e deve ser personalizada, afinal, cada pessoa é única e o seu perfil profissional deve adequar-se perfeitamente à vaga pretendida e à política da empresa. É primordial que a consultoria seja inovadora e tenha metodologias diferenciadas de avaliação e recrutamento de profissionais e vagas. Consequentemente, é essencial que o propósito dessa consultoria esteja alinhado ao propósito da empresa contratante.

• Pesquisa sobre a experiência, os cases anteriores, resultados obtidos e feedbacks de clientes atendidos da consultoria: as expertises da empresa, a experiência e trajetória profissional de seus consultores, os cases, os resultados obtidos, a taxa de sucesso e tempo médio das recolocações são avaliações importantes para a contratação, assim como o escopo do trabalho desenvolvido e os feedbacks dos clientes. Websites que avaliam a reputação das empresas e o Linkedin são duas boas ferramentas para este fim.

• Milagres e promessas de recolocação: é importante ressaltar que um especialista sério em Outplacement não promete emprego. Ele presta uma consultoria direcionada a um desenvolvimento focado em estratégias para este propósito. Lembre-se: a possibilidade de recolocação é fruto do resultado do trabalho desenvolvido em conjunto pelo consultor e pelo profissional, e não uma garantia certa de emprego. A metodologia oferecida deve convergir em resultados e não em “marketing” ou “propaganda enganosa”.

• Ética, transparência e confidencialidade: todos os pontos abordados na consultoria precisam ser transparentes entre as partes envolvidas, bem como, regidos pela ética e confidencialidade. Esse vínculo denomina-se confiança, e é a base de tudo.

Assim como Outplacement é um processo criterioso, a escolha por uma empresa de consultoria assertiva e que garanta resultados mensuráveis, também deve ser ponderada e racional.

Caso esteja procurando uma consultoria que atenda a estes requisitos, contate-nos e conheça nossa metodologia.

Um abraço para todos,

Paula Dias | Coach de Carreira e de Vida

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir