Reciprocidade

Ultimamente, tenho abordado muitos temas referentes à Consultoria de Outplacement. No meio empresarial, Outplacement é um diferencial competitivo e uma das principais tendências no momento de desligamento de executivos e funcionários.

O processo minimiza os efeitos negativos de uma demissão – tanto em relação ao profissional, quanto à empresa e representa uma forma de reconhecimento do trabalho de um ex-funcionário. Essa recognição gera uma energia de Gratidão e de Prosperidade para a empresa – qualidades que acredito e aplico na prática em minha empresa.

Mas, qual o melhor momento para contratar uma Consultoria de Outplacement para a sua empresa?

Não existe um melhor ou mais adequado momento, pois o Outplacement deve fazer parte e consolidar-se na estrutura organizacional de qualquer empresa, expandindo-se para todos os seus departamentos.

Uma consultoria especializada nesse processo pode atuar externamente, de forma terceirizada ou internamente, interligada ao setor de Recursos Humanos (RH) das empresas, colaborando estrategicamente e, em longo prazo, para a sustentabilidade do negócio. Desta forma, uma consultoria de Outplacement não precisa ser necessariamente contratada somente em casos de demissão, afinal o Outplacement deve ser considerado como um dos principais pilares da gestão empresarial, pois reduz diversos impactos negativos e traz uma série de benefícios.

Além de contribuir positivamente para a imagem institucional da empresa (employer branding), o Outplacement atrai e mantém profissionais interessados e motivados a integrá-la, garante maior engajamento da equipe que permanece trabalhando e permite a manutenção do bom relacionamento com o ex-colaborador, pois humaniza seu processo de desligamento fazendo com que ele se sinta reconhecido pelo empenho em seu trabalho.

Outplacement é, verdadeiramente, um reflexo de reciprocidade. Contudo, é necessário e importante que a consultoria contratada realize uma avaliação caso a caso, analise o perfil e a atuação de cada profissional, levando sempre em consideração o desempenho do funcionário X cenário da empresa X motivos da demissão / desligamento.

Os principais motivos que justificam a promoção do Outplacement a um colaborador são:

• A postura do profissional e se ele contribuiu efetivamente para a empresa;

• O motivo da demissão / desligamento;

• Se a atual empresa “tirou” o colaborador de outra empresa e, por motivos organizacionais de áreas, precisou desligá-lo;

• Se a demissão é proveniente de reestruturação de cenário e / ou cargos da empresa;

• Se o desligamento ocorre devido à crise econômica, e a consultoria visa minimizar os impactos de demissão em massa.

Acredito que Outplacement é uma das melhores traduções para a Lei do Retorno. Tudo o que vai, volta. É uma questão de energia de prosperidade, pois quando uma empresa faz um bem, toma decisões sensatas, valoriza os seus profissionais em relação ao dar e receber e é grata às pessoas que colaboraram com a sua evolução, certamente faz fluir uma energia positiva, refletindo-a para si e para o mercado como um todo.

Não há fórmula de sucesso. Enquanto exercitarmos a humanização e a gratidão ao próximo no mercado de trabalho, essa engrenagem exata, certamente, fluirá de forma positiva a todos. O Outplacement, sem sombra de dúvidas, é um bom exemplo disso!

Um abraço para todos.

Paula Dias | Coach de Carreira e Vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir