Especialização de serviços de RH

A Reforma Trabalhista trouxe impactos relevantes no trabalho dos profissionais de Recursos Humanos. O departamento de Recursos Humanos (RH) é necessário para a criação de valor agregado, uma vez que assume papel estratégico e colabora de forma mais eficiente ao negócio como um todo.

Em momentos econômicos instáveis, os negócios precisam ser mais fortes para acompanhar as mudanças do mercado. Assim, as empresas têm que tomar as decisões mais assertivas em relação do futuro.

Uma dessas questões está atrelada à possibilidade de terceirização do setor de RH. Será que funciona? Vejamos:

A terceirização de serviços configurou-se como alternativa de redução de custos, economia de espaço e otimização de operações, tornando-as mais céleres e econômicas.

De acordo com o The Economist Intelligence Unit, quase 90% dos executivos acreditam que agilidade é fundamental para o sucesso do negócio. Muitas empresas já perceberam isso, como prova a pesquisa realizada pelo IDC, no qual mostra que as funções de terceirização de Recursos Humanos têm crescido cerca de 70% nos últimos seis anos.

Claro que não podemos negar a importância de se ter um RH próprio e bem estruturado dentro de uma empresa, entretanto, há contextos de que a terceirização – ainda que parcial – também pode ser considerada uma operação eficiente:

• Serviço especializado e aumento de eficiência: o serviço contratado terá capacidade garantida, pois as empresas especializadas investem na capacitação de seus profissionais e, também, em tecnologia no exercício de suas atividades;

• Minimização do fluxo do trabalho: o setor de RH agrega muito trabalho e pessoas envolvidas na empresa. Com a terceirização, o fluxo é reduzido, otimizando o tempo de atividades e profissionais mais relevantes ao negócio;

• Escalabilidade: demandas terceirizadas asseguram uma expansão concomitante ao cenário da empresa e de forma mais simples, pois ocorre mediante a ampliação do contrato original;

• Controle de custos: contratando um serviço especializado, é possível fixar previamente os custos que serão despendidos ao RH, evitando-se investimentos maiores do que a empresa possa comportar, sobretudo quando do início das suas atividades. Assim, os resultados tendem a ser mais garantidos.

Os serviços mais comumente terceirizados nessa área são: recrutamento, administração de benefícios, folha de pagamento e controle de ponto dos funcionários.

A terceirização do setor de RH, via de regra, é aplicável em empresas de pequeno e médio porte. Se o negócio for de grande porte, internalizar o RH, aparentemente, é a melhor opção tendo em vista que centraliza as atividades primordiais ao desenvolvimento da empresa, tais quais: contato e controle direto dos funcionários, seleção e treinamento profissionais, recrutamento, desenvolvimento de campanhas estratégicas, elaboração de folha de pagamento, dentre outros.

Como você pode perceber, para que se chegue em uma conclusão efetiva e eficiente, é necessário considerar o número de funcionários e o gasto despendido com a equipe de RH para cuidar desse processo. Com base nesse parâmetro, analise se a contratação dos serviços de uma empresa terceirizada especializada é umas das opções mais viáveis ao seu negócio, considerando o quesito economia de tempo / dinheiro.

Lembre-se, assim como os profissionais, as empresas precisam tomar as melhores decisões para se posicionarem sobre o que querem futuramente para o seu negócio.

Um abraço para todos.

Paula Dias | Coach de Carreira e Vida.

Siga nossa Company Page no Linkedin: https://bit.ly/2DnnxqH

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir