Diferencie-se em uma entrevista

Headhunter é o famoso recrutador, aquele que seleciona os profissionais do mercado, analisando as suas respectivas qualificações em consonância com as necessidades e perfis das empresas. Pode-se dizer que ele é “ponte” entre um profissional / candidato e empresa / vaga.

Quando se contextualiza o trinômio Headhunters X Profissionais X Vagas, o tema central gira em torno da entrevista e do que pode ou não ser realizado nela. Nessa relação, não há uma fórmula exata, mas sim pontos cruciais que podem te fazer sair na frente nos processos seletivos.

Além da nossa experiência como consultoria especializada, nós também contamos com a assessoria de uma headhunter. Thais Rosa é nossa parceira e nos traz alguns pontos relevantes aos olhos dos recrutadores:

• O que se avalia em uma entrevista?

O primeiro ponto avaliado é o real interesse do candidato pela vaga e pela empresa. Ou seja, é necessário reconhecer o quanto o profissional tem de aderência à vaga pela qual se candidata.

Entretanto, considerando a revolução do mercado – que hoje comporta empresa de todos os estilos: tradicionais, culturais, tecnológicas, etc. -, mais do que o quesito aderência, as empresas passaram a adotar a linha Fit Cultural. E o que seria isso? É o indício de que o candidato possui valores condizentes com a cultura da empresa que pretende trabalhar.

O headhunter, na hora da entrevista, verifica qual empresa se adequa melhor no perfil do candidato e vice-versa. Afinal, hoje as pessoas desejam ser felizes no ambiente de trabalho.

Dessa forma, é importante adequar o perfil do candidato de acordo com as novas tendências do mercado:

– Fit Cultural: o quanto o profissional se adequa ao perfil / cultura da empresa;

– Fit com a vaga: o quanto o profissional se adequa ao perfil da vaga candidatada;

– Candidato X Gestor: o quanto o profissional combina com o perfil do gestor, porque, no fim, além de qualificações e competências, o que fecha a vaga é a empatia.

• A importância da imagem da entrevista:

A imagem pela qual nos referimos tem tudo a ver com o Fit Cultural. É com base nesse conceito que, atualmente, os headhunters avaliam para seus clientes (as empresas), se o candidato se apresentou com uma imagem adequada ou não na entrevista.

É importante ressaltar que é necessário desmistificar o velho conceito “terno e gravata”. O elemento imagem precisa combinar com o perfil da empresa que se pretende trabalhar. Ou seja, mesmo que as pessoas mantenham a “tradição” dos trajes mais sociais nas entrevistas, elas devem seguir o perfil / cultura da empresa, por exemplo: social / formal para empresas mais tradicionais; menos social / formal para empresas de conceitos mais modernos, como as tecnológicas, etc.

• Discurso para entrevista:

Deve-se ir com um discurso na ponta da língua para uma entrevista? Este é um ponto importante, que se readequou diante das novas tendências do mercado.

Logicamente, é muito importante saber o que falar, como “vender o seu peixe” de forma confiante e clara, ter um roteiro e coerência no discurso, porém, deve-se evitar um discurso engessado em uma entrevista.

Mas, por que? Porque as entrevistas estão mudando muito e, atualmente, são aplicadas entrevistas de competência. Nessa modalidade, os recrutadores ajustam e modelam a entrevista de acordo com a postura do candidato, apresentando situações práticas e comuns do dia a dia da empresa para saber como ele se sairia diante delas. Para não ser surpreendido em uma entrevista, saiba que a questão central está relacionada à sua real aderência à vaga, sua desenvoltura, seu autoconhecimento e segurança profissional e não mais em um discurso decorado.

• Como se diferenciar em uma entrevista?

Como dissemos, não há receita de sucesso, mas temos boas dicas para lhe ajudar a fazer a diferença:

– Entenda sobre o mercado que pretende entrar: informe-se sobre a empresa que pretende trabalhar, analisando o tempo que ela está no mercado, quais são os concorrentes existentes, qual a aderência dos produtos / serviços oferecidos e prestados por ela hoje em dia, se a empresa está em ascensão (por exemplo: se é uma empresa mais tradicional, se é uma startup, etc.);

– Pesquise um pouco mais sobre a vaga: procure saber mais sobre a vaga, englobando qual o perfil / cultural da empresa, quais são os detalhes e diferenciais da vaga (pesquise se a vaga está sendo anunciada nas principais fontes de recrutamento: LinkedIn, sites de vagas, etc,);

– Aderência da vaga ao seu perfil: verifique se a vaga atende suas às expectativas profissionais, seus requisitos e vice-versa. Aqui, ressalta-se a importância do autoconhecimento e de saber o que você pretende para sua carreira.

Por fim, lidar com o processo seletivo de forma transparente e ética são valores essenciais e fazem toda a diferença.

Um abraço para todos.

Paula Dias | Coach de Carreira e Vida.

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