Assessment de alta performance

Você sabe o que é Assessment? Esse termo vem do inglês e significa avaliação. No mundo corporativo, o Assessment é utilizado como uma espécie de orientação. É uma ferramenta de gestão profissional, utilizada atualmente pelas empresas como meio preventivo. Essa metodologia visa evitar eventuais erros de má gestão que possa custar caro no futuro e, também, como potencializador de capacidades individuais de seus funcionários como meio de atingir os objetivos coletivos da companhia. É uma ferramenta de gestão de alta performance com base em avaliação, orientação e desenvolvimento de gestores e funcionários.

Pode-se dizer que é uma orientação com objetivo de entender e encontrar tendências de comportamento, desenvoltura e potencial dos funcionários e candidatos às vagas de uma empresa.

Há no mercado diversos tipos de Assessment que, em síntese, sob a premissa CHA atuam na identificação de Conhecimentos, Habilidades e Atitudes dos profissionais. Seu campo de atuação abrange quatro pilares:

• Planejamento;

• Avaliação de eficiência e condições de trabalho;

• Desenvolvimento de sistemas de informação;

• Gerenciamento de desempenho.

Com foco em pessoas, o Assessment é a atual tendência do RH. Através de técnicas e avaliações de uma consultoria especializada, essa metodologia identifica e aborda problemas de gerenciamento do setor, mediante a avaliação de tópicos diversos, tais como: inclinação de carreira, preferências, a vida do colaborador / candidato de forma sistêmica para ir além do perfil, o perfil para concluir se a pessoa tem o não o potencial necessário para a posição ocupada ou que se pretenda ocupar, etc.

Consiste em uma avaliação que ultrapassa o critério meramente curricular, abrangendo inclusive análise de caráter pessoal, sendo possível detectar, inclusive, se a pessoa tem / terá ou não futuro dentro de determinada empresa. Essa avaliação pode ser usada para otimização do uso do recurso na função, para encontrar-se uma vaga que melhore desempenho ou, ainda, para detectar um possível sucessor para uma posição na empresa.

Para a empresa, o Assessment proporciona um conhecimento mais profundo sobre os funcionários, suas expectativas / objetivos e viabilidade destes no cenário de atuação do mercado.

Em contrapartida, ao funcionário, proporciona autoconhecimento sobre suas aptidões, pois identifica pontos fortes e que precisam ser melhorados, resultando em aperfeiçoamento das relações no ambiente de trabalho e maior produtividade.

O levantamento realizado pelo Assessment servirá como base às novas diretrizes a serem adotadas pela empresa, causando-lhe impacto de estrutura, bem como, proporcionando aos funcionários uma reflexão sobre as respectivas carreiras. É de extrema importância que a consultoria seja realizada por profissionais de qualidade, com resultados comprovados no mercado e que utilizem de uma abordagem adequada com foco em habilidades de análise comportamental e discernimento para trabalhar com as expectativas dos funcionários.

Aplicado como um mecanismo de inovação, crescimento e acelerador de sua empresa, o método, quando bem aplicado, tem vocação de identificar os desafios estratégicos e conseguir traçar uma linha de ação a ser implementada com eficiência na empresa.

Não perca tempo, saia na frente através do recrutamento certeiro!

Caso esteja procurando uma consultoria que atenda a estes requisitos, contate-nos e conheça nossa metodologia.

Um abraço para todos.

Paula Dias | Coach de Carreira e Vida.

Siga nossa Company Page no Linkedin: https://bit.ly/2DnnxqH

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir