O clima organizacional é a “saúde” do ambiente de trabalho e um “meio” fundamental para alcançar mais Resultados!

O clima organizacional é a “saúde” do ambiente de trabalho. Por isso é tão importante quanto os demais pilares que compõem uma empresa, pois influência direta ou indiretamente no desempenho das atividades e na vida de todos os funcionários.

É essencial observar o clima interno de uma organização, às vezes algo simples de ser resolvido, se não controlado preventivamente, pode tomar proporções catastróficas à empresa

Avaliando o ambiente de trabalho, dentre os fatores que podem comprometer o clima corporativo e intervir positiva ou negativamente no dia a dia da empresa, sobretudo, são os colaboradores.

Sim, o chamado “capital humano” tem um papel essencial no funcionamento da empresa e, por consequência, nos resultados alcançados.

Desta forma, manter funcionários que impactam negativamente no clima organizacional é o famoso “tiro no pé”, ou seja, é jogar contra o seu próprio time, e por quê?

Porque conflitos internos desagregam e derrubam uma equipe inteira, mesmo que composta por profissionais altamente qualificados. E por óbvio, comprometem o desempenho total do negócio.

Desta forma, o comportamento negativo de uma única pessoa é capaz de “contaminar” a todas as demais, acarretando uma reação em cadeia no clima da empresa como um todo.

E como evitar isso?

Cabe aos profissionais do RH-Recursos Humanos desenvolverem uma gestão de clima organizacional eficiente, com base no estudo do comportamento de seus colaboradores (individual e grupo).

É primordial identificar os perfis, expectativas, pontos fortes e fracos, causas de possíveis conflitos, dentre outros. A intenção não é remediar e sim, prevenir.

No mais, também é essencial desenvolver uma política de liderança visando a capacitação de gestores qualificados, líderes e não chefes.

Até porque, em ambientes repressores e autoritários, a tendência é que os funcionários se mantenham pouco colaborativos e em constante conflito, profissional e pessoal.

Por fim, é sempre válido investir em melhorias e inovações, tais quais: infraestrutura, estímulos para os funcionários, cursos e treinamentos de capacitação, promoção de ações de endomarketing, política de outplacement, focos motivacionais, planos de carreira e salários, etc.

Tudo isso reforça as atitudes positivas dos colaboradores e estimula a harmonia no ambiente de trabalho, resultando no aumento do engajamento interno, bem como, refletindo automaticamente em resultados positivos do negócio.

E claro, constrói e solidifica um ambiente de trabalho dotado de clima positivo e produtivo!!

#climaorganizacional #ambientedetrabalho #produtividade #resultados #consultoriaespecializada

Paula Dias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir