Coaching: Como se Preparar para Buscar Novos Desafios?

 Como se Preparar para Buscar novos Desafios?

Se há uma certeza, é a de que quando se objetiva uma mudança na vida profissional ou pessoal, é preciso fazer uma auto reavaliação para identificar o que precisa ser readequado e buscado para que aconteça a mudança. Buscar novos desafios pode ser trabalhoso e exige autoconhecimento, dedicação, esforço e foco, até porque a matemática é mais do que clara: para alcançar resultados diferentes é necessário fazer coisas diferentes, e para isso o preparo é fundamental.

Então, confira o que a nossa coach Paula Dias tem a dizer sobre esse tema:


1.      Chegado um determinado momento da carreira em que o profissional já esteja trabalhando na mesma empresa há muito tempo, como saber qual é o momento certo de buscar novos desafios?

R: Para saber o momento certo é preciso observar-se no dia a dia, e sentir o momento em que o profissional já não se sente mais motivado na empresa em que trabalha ou na mesma função; ou o momento em que algo esteja desagradando. Identificado isso, primeiramente é preciso analisar qual o ponto que está incomodando, a fim de verificar se é possível resgatar/fazer algo para mudar a situação dentro da própria empresa, ou se a solução é mesmo desligar-se. Para isso, é preciso uma avaliação profunda, um olhar para si e para situações que ocasionam o desconforto, são cruciais.

Uma dica: via de regra, sempre que é preciso fazer uma mudança na vida, começa a ocorrer um desconforto interno, tal qual um sinalizador de que é chegada a hora de mudar algo em si ou até mesmo na carreira.

2.      Qualquer profissional e em qualquer fase de carreira pode buscar novos desafios? Há algum requisito exigido pelo mercado?

R: Sim, qualquer profissional pode, porém é importante evitar ficar pouco tempo nas empresas, porque isso acaba demonstrando instabilidade no currículo. O ideal é que se fique de dois a três anos com cada empregador, antes de mudar. Mas é claro que se estiver muito exaustivo com a empresa atual, não é preciso sofrer por causa disso, aliás, nesses casos, a mudança é imprescindível. De fato, ficar pouco tempo em empregos não é bem visto no mercado, mas atenção: se isso estiver acontecendo com frequência, vale fazer uma autoanálise profunda para entender a causa desta inconstância.

Geralmente recomenda-se o coaching de carreira para essas situações, a fim de que o profissional faça essa reflexão interna sobre o motivo de mudanças recorrentes (por exemplo: se está na área errada, no tipo de empresa errada, se é preciso mudar a forma de trabalho, se tem perfil para empreender e abrir um negócio próprio como autônomo, etc). Sim, mudanças constantes são sinalizadores também.

3.      Buscar novos desafios ainda pode significar aprimoramento. Como identificar as habilidades que precisam ser aprimoradas?

R: Depende do objetivo profissional. É sempre importante identificar: onde quer chegar e onde está para constatar os gaps e as lacunas entre os dois pontos e o que precisa ser aprimorado. Outra hipótese de necessidade de aprimoramento é quando o profissional está numa função em que sente que precisa aperfeiçoar-se ainda mais no que tange às exigências do mercado em relação a competências, comportamentos, conhecimentos técnicos e expertises. Nestes casos, é importante identificar as necessidades e fazer um comparativo com o que está lhe faltando. Estas são hipóteses em que, caso o profissional não consiga identificar sozinho, indicamos o “Planejamento de Carreira”.

4.      De acordo com a sua experiência no mercado, quais fatores destaca como primordiais no gap existente entre “definir metas” e “atingi-las”?

R: É preciso ter foco. Muita gente acaba fazendo cursos aleatórios, focando em outras competências, esquecendo do planejamento desenhado. Então, foco é primordial para alcançar a meta almejada. Além do foco, é preciso ter persistência e resiliência, porque as coisas nem sempre acontecem no nosso tempo. Muitas vezes a gente planeja algo que não acontece no tempo estimado.

5.      Quando se fala de busca de novos desafios, é comum que os profissionais estipulem metas/objetivos inalcançáveis. Qual dica você daria para que os objetivos sejam traçados de acordo com a realidade do profissional?

R: Geralmente quem traça os objetivos não sabe que eles são inalcançáveis. Assim, para evitar esse tipo de coisa, o principal é traçar o planejamento e revê-lo/atualiza-lo anualmente ou semestralmente, de acordo com os acontecimentos.

6.     3 tipos de obstáculos certamente surgirão na caminhada: obstáculos pessoais, obstáculos sociais e obstáculos ambientais. Como lidar com eles, sem que haja desmotivação e vontade de largar tudo no meio do caminho?

R: Obstáculos pessoais geralmente são crenças limitantes e medo, algum pensamento que vem à cabeça, questões emocionais que impedem a pessoa de evoluir. O ideal é que se identifique quais são os obstáculos e suas causas, para conseguir supera-los, ou seja, ter conhecimento de qual é a causa raiz. Dependendo dos casos, indica-se terapia ou um coaching para superar esses obstáculos.

Já os obstáculos sociais têm a ver com a opinião alheia ou então com padrões sociais pré-existentes. O que eu sempre falo aos meus clientes é para tomarem cuidado com a opinião do outro, pois nem sempre o que serve para ele, serve para si. Além disso, padrões sociais nem sempre devem ser seguidos, porque não necessariamente aquele modelo vai te fazer feliz. Lembre-se: você pode ser aquele ponto diferente da maioria. Desta forma, autoconhecimento é primordial. Procure refletir sobre o motivo de sua escolha, se é um motivo externo porque alguém disse ou fez; ou se é um motivo interno, condizente à própria motivação, essência, propósito de vida.

Por fim, os obstáculos ambientais estão atrelados ao entorno onde o profissional se encontra e convive. Ou seja, hipóteses em que a empresa em que o profissional trabalha ou algum relacionamento pessoal naquele ambiente é causa impeditiva para a mudança. Sempre vale questionar a situação atual para identificar o que é preciso para alcançar o objetivo traçado.

Importante: Se e quando vier a vontade de parar tudo, aconselho dar mesmo uma pausa. As pessoas tendem a não dar tempo para si mesmas, querem e pronto. Logo, é crucial dar um tempo, digerir informações, e depois retomar. Descansar da luta, reconhecer que somos seres humanos e que precisamos disso, faz toda a diferença.

7.      Com base na sua carreira e experiência, quais as dicas que daria para quem quer enfrentar os desafios?

R: Tudo começa no pensamento. Então, para superar desafios, barreiras e ir em frente, é necessário monitorar o que se pensa, pois o que se pensa é o que se sente, e o que se sente é o que se emana ou executa. Sem dúvida, o pensamento otimista tende a levar as pessoas ao sucesso.

8.      Como saber se estou no caminho correto para atingir a meta na busca por novos desafios?

R: Basta observar os acontecimentos. Quando se está no caminho certo, tudo flui, as coisas acontecem para o bem, para os objetivos. Agora, se está tudo dando errado, é preciso rever o percurso. Os sinalizadores são os acontecimentos da vida e também o sentimento que se tem perante o dia a dia. Se estiver feliz e motivado e as coisas estiverem dando certo, é sinal de que está no caminho certo. Caso contrário, é necessário rever a si mesmo e/ou rever a sua trajetória.

Use as nossas dicas a seu favor e saia na frente!

#novosdesafios #empregabilidade #visibilidade #autoconhecimento #estratégia #foco #mercadodetrabalho #consultoriaespecializada

Um abraço para todos.

Paula Dias | Inteligência em Carreiras

Siga nossa Company Page no Linkedin: https://bit.ly/2DnnxqH

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir