Captação de talentos

Employer Branding é uma estratégia de marketing que objetiva a promoção da imagem institucional das empresas, através de um reconhecimento positivo no mercado. Insere a empresa no conceito “uma das melhores organizações para trabalhar”, de forma a atrair e motivar os melhores profissionais do mercado para integrá-las.

Sob quais condições isso ocorre? Com bom e competitivo ambiente de trabalho, boa remuneração, valorização de equilíbrio entre a vida pessoal e profissional dos colaboradores, oportunidade de aprendizado, benefícios oferecidos, adoção da política de Outplacement, entre outros.

• Para quê investir em Employer Branding?

O Employer Branding é uma forma eficaz de captação de talentos do mercado e é, fundamentalmente, relacionado ao sucesso corporativo de uma empresa e ao sucesso profissional dos funcionários. Existem inúmeros benefícios dessa ferramenta tanto para os empregadores como para os funcionários e colaboradores.

Empresa que realizam boas ações de Employer Branding ganham publicidade espontânea e credibilidade perante o mercado. O “boca a boca” se torna um diferencial competitivo. Se uma empresa não é atrativa aos funcionários, será disseminada de forma negativa, principalmente, em nichos de mercado específicos que têm poucos talentos em comparação aos demais segmentos, como por exemplo, a área de TI. Por outro lado, se um funcionário passa a falar bem da empresa, atrai outros profissionais competentes e engajados com os propósitos corporativos da organização. Ou seja, manter uma imagem positiva de empregadora no mercado, além de reter bons profissionais trabalhando na empresa, garante que outros talentos do mercado queiram vestir a camisa do time.

O principal conceito do Employer Branding é a valorização dos profissionais (funcionários, colaboradores), que devem ser vistos e tratados como clientes. Isso significa uma mudança organizacional, com enfoque no atendimento interno, aplicação de estratégias de endomarketing e definição do Employer Value Proposition (EVP), a “Proposta de Valor ao Empregado”. É através dela que os profissionais diferenciam e valorizam a sua carreira nas empresas que aplicam a ferramenta de branding de forma eficaz em comparação a qualquer outra concorrente do mercado.

As vantagens são inúmeras. Empresas que empregam Employer Branding pagam menos aos seus funcionários em relação aos salários, pois proporcionam benefícios e infraestrutura diferenciada e convidativa. São consideradas como detentoras das melhores vagas, ampliam o volume de candidaturas para as ofertas de vagas e, consequentemente, reduzem os custos de recrutamento. Além disso, ampliam a produtividade da equipe já existente e a imagem institucional da empresa é impactada de forma positiva e direta perante o mercado como um todo, incluindo o alcance aos consumidores.

• Como investir em Employer Branding?

Uma boa ação de Employer Branding escapa de fórmulas certas e não é tão simples. É necessário que cada empresa descubra o seu diferencial, englobando a forma de trabalhar, o dia a dia, a cultura da empresa, o escopo de mercado, etc. Também necessita de uma implementação de longo prazo, um trabalho contínuo buscando o reconhecimento sólido no mercado, e não apenas algo movido pelo entusiasmo momentâneo. Isso demanda uma estratégia de ação pontual, que abrange alguns fatores essenciais:

– A definição clara de objetivo e público-alvo;

– O levantamento da percepção dos funcionários atuais em relação à empresa;

– Employer Value Proposition (EVP), “Proposta de Valor ao Empregado” bem definida;

– O estudo das expectativas dos profissionais que a empresa pretende reter e atrair, dentre outros.

Uma boa consultoria especializada pode auxiliar na melhor forma para estruturar e fazer de um plano estratégico consistente e eficaz. Um dos melhores exemplos da adoção de Employer Branding é o Google. A empresa americana foi classificada como líder do Top 2018 das empresas com Employer Branding mais competentes no mercado (Fonte: Spark Agency).

Há bastante trabalho a ser feito quando se fala de uma ação consistente de Employer Branding, mas, certamente, é uma ferramenta de marketing que deve ser implementada para que a sua empresa diferencie-se no mercado e perante os seus concorrentes. A reputação de uma empresa é fator essencial para que ela atraia, recrute, mantenha talentos e forme equipes competentes, pois os profissionais com potencial objetivam oportunidades profissionais melhores e mais atrativas.

Um abraço para todos.

Paula Dias | Coach de Carreira e Vida.

Siga nossa Company Page no Linkedin: https://bit.ly/2DnnxqH

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir