Gestão de Pessoas Humanizada

Gestão de Pessoas Humanizada: Por que as empresas estão aderindo?

Os princípios da gestão humanizada preceituam que o colaborador seja compreendido e respeitado em seus aspectos biológicos, psicológicos e sociais, pela empresa em que trabalha.

Pode-se dizer, então, que consiste numa gestão baseada na inteligência emocional, tal qual uma reafirmação da importância dos funcionários nas empresas.

Não por outra razão tal gestão tem sido a “queridinha” dos setores de RH-Recursos Humanos, que por sua vez têm investido cada vez mais em desenvolver estratégias que atendam empresa e funcionários, em relação às necessidades e expectativas de cada um.

Entenda-se como um elo entre conhecimento e estratégia, focado no reconhecimento e equilíbrio entre os objetivos pessoais e profissionais de todos os envolvidos numa organização.

O que pouco se sabe é que o investimento na ênfase comportamental, além de valorizar, promover e desenvolver a força de trabalho, ainda resulta em aumento de lucratividade, e como?

O impacto de uma implementação de gestão humanizada enseja em benefícios cruciais, tais quais: maior satisfação, motivação e envolvimento dos colaboradores; diminuição de riscos trabalhistas; minimização de número de afastamentos e de rotatividade de funcionários; engajamento e aumento da produtividade saudável da empresa; impacto positivo no produto/prestação de serviços.

Além do que, referido processo possibilita ainda ao profissional o autoconhecimento, de forma que este possa estar cada vez mais comprometido à sua função e alinhado aos seus propósitos e anseios.

Porque sim, é importante que o funcionário seja inserido na empresa mantendo a sua identidade, e não precisando ser quem a empresa deseja que ele seja. O resultado? Certeiro: Estando bem consigo, o empregado torna-se, de fato, um colaborador.

Por fim, e não menos importante, investindo-se numa gestão de pessoas humanizada, por óbvio acaba-se refletindo na melhora da performance da equipe, aumento da qualidade da prestação de serviços/produtos da empresa e, por consequência, atingindo em cheio o grande foco dos empresários: a satisfação dos clientes.

Ou seja, falamos também de uma importante ferramenta de employer branding à empresa.

Sim, essa mudança não é fácil, mas no mundo corporativo é um diferencial tamanho, pois humanizar significa: acolher, entender o outro, respeitar e integrar.

E num mercado de trabalho altamente competitivo, em que a tecnologia é igual para todos, o grande diferencial da jogada são “as pessoas”.

Eis, portanto, uma forma de se o investimento mais forte: em capital humano.

#gestãodepessoashumanizada #recursoshumanos #employerbranding #estratégia #mercadodetrabalho #pauladiascoach

Paula Dias / Coach de Carreira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir