O tema “Recolocação”, “Outplacement” ou “Busca de Emprego” sempre nos remete a enviar currículos para conseguir entrevistas. Esse é o foco da maioria das pessoas. Porém, costumo dizer que todo esse processo é basicamente o mesmo que  um processo de Marketing e, se realizado sem foco, pode gerar mais problemas do que solução.

Quando falo de foco, me remeto ao tipo de vaga e empresa que se busca, ou seja, o objetivo alvo do processo de Recolocação.

Quando questionamos um cliente a respeito desse foco, alguns não sabem definir. Então levamos o cliente a responder a algumas pergunta internas para que ele saiba o que é bom e adequado para o que ele é e para o que ele quer.

Depois de definirmos a meta em detalhes, passamos para a elaboração do Curriculum e – sim, o Curriculum deve ser estruturado com base na meta do profissional assessorado – isso não quer dizer que vamos mentir, mas sim, dar ênfase ao que realmente é importante para o que ele busca.

Um outro ponto a ser considerado, além da estratégia de estruturação do Curriculum, é a estratégia de busca de emprego. Com base na meta do profissional, é possível definir uma estratégia assertiva e um caminho mais curto para que a entrevista alinhada ao que ele quer apareça.

Voltando a fazer a analogia ao processo de marketing, a definição do foco da recolocação é similar à definição de público alvo ou buyer persona de marketing, a elaboração do Curriculum, se assemelha à elaboração do folder ou do material de comunicação/divulgação e a estratégia de divulgação do Curriculum, é similar à estratégia de divulgação e venda de um produto. Logo, para um Marketing bem estruturado e estratégico, a certeza do público alvo correto assim como na Recolocação, temos a atração do tipo de empresa e vaga alinhadas à busca do assessorado.

Nessa explanação fica claro que elaborar e divulgar um Curriculum não são tarefas tão simples quanto parecem e são estratégicas para que a Recolocação não só aconteça como seja bem sucedida e alcance seu propósito.

Muitas pessoas dão pouca importância para isso e focam somente em deixar o Curriculum aparentemente bonito e disseminar para os contatos sem foco. Pode até ser que consigam, nesse formato, atrair um emprego, mas a probabilidade desse trabalho não ser condizente ao objetivo e perfil do profissional, é imensa.

Assim como precisamos nos preparar estrategicamente para tudo nessa vida, para a Recolocação não é diferente. Quanto mais tempo, energia e foco se investe na parte inicial do processo, maior chance de sucesso com o resultado obtido. Tenho mais de 600 casos que comprovam a eficácia desse mindset e a grande luta é sempre convencer o cliente a caprichar no começo para colher frutos depois.

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