Qualidade de vida

Quando falamos sobre equilíbrio entre as vidas pessoal e profissional é necessário salientar que não são dois contextos distintos. São partes que completam uma única vida, com diversas áreas que devem ser conduzidas com zelo e atenção.

A parte pessoal é tão importante quanto a profissional e necessitam de estabilidade, paridade. A falta de equilíbrio reflete em seu trabalho, sua carreira, no seu estilo de vida e pode acarretar estresse, distração, falta de foco, pouca produtividade, desgaste, perda de tempo e de energia em atividades que não o levarão ao resultado esperado.

Recentemente, uma matéria publicada pela revista Forbes Brasil, destacou que empresas que operam nos mercados emergentes já reconhecem a importância do equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.

Desta forma, reconhecendo que o equilíbrio é um desafio e tanto, ainda mais em um mercado no qual os profissionais são cobrados para trabalhar e produzir cada vez mais resultados, destacamos três pontos importantes que irão lhe auxiliar nesse processo:

• Organização: a principal premissa para que você consiga ter equilíbrio pessoal e profissional é a organização (do tempo, da vida, dos ambientes que você frequenta). A organização está totalmente relacionada com a produtividade e gestão do tempo.

Para que haja esse compromisso de equilíbrio, é necessário que você reorganize a vida profissional, pessoal e suas emoções. Busque reanalisar seus hábitos e, se necessário for, reestruture os processos para acomodar suas necessidades pessoais e suas demandas profissionais.

Sentir-se constantemente pressionado pela falta de tempo é um dos maiores motivos para a falta de equilíbrio. A organização faz milagres, acredite!

• Prioridades: o segundo ponto é destacar as suas prioridades, ou seja, reconhecer quais são suas atividades mais importantes, de forma que seja possível gerenciá-las e executá-las de forma eficaz. Para isso é necessário implementar mudanças em sua rotina e redefinir características para que você consiga conciliar uma carreira de sucesso com uma vida pessoal em harmonia.

• Pausa: por fim, é essencial que você saiba o momento para dar uma Pausa, mesmo com as atividades cotidianas e rotinas de trabalho. Pare quando for preciso, relaxe e desfrute de companhias e coisas que lhe façam bem. Isso é primordial para que se dedique ao que realmente importa: você!

De acordo com o palestrante motivacional Brian Tracy, o “balanço” entre as vidas pessoal e profissional é como um equilibrista sobre uma corda bamba: você precisa se equilibrar o tempo todo para não cair.

Assim, esteja consciente de que não há como ignorar ou negligenciar a vida pessoal ou a profissional, e nem tampouco priorizar uma em detrimento da outra. Aqui, falamos de um time em que você é treinador e jogador ao mesmo tempo.

Portanto, mantenha-se em equilíbrio e leve seus projetos adiante, rumo aos seus objetivos. Lembre-se: isso é qualidade de vida!

Um abraço para todos.

Paula Dias | Coach de Carreira e Vida.

Siga nossa Company Page no Linkedin: https://bit.ly/2DnnxqH

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir