Entrevista de emprego, qual a estratégia para quebrar esse tabu?

Ainda existe um tabu quando o tema é “entrevista de emprego” e sim, o preparo para este momento é crucial, afinal, é quando o candidato tem a oportunidade de se apresentar ao recrutador da vaga com confiança, credibilidade e mostrando suas capacitações.

De fato, não há uma fórmula exata para o sucesso numa entrevista de emprego, mas há pontos cruciais que podem te fazer sair na frente nos processos seletivos, e tais pontos podem ser melhor assimilados através do suporte de uma consultoria especializada em processo de recolocação.

E é sobre isso que falarei hoje com você, através da história de sucesso da nossa cliente Lilian Iwata. Espero que ela possa te auxiliar e motivar no ajuste do que precisa ser melhorado para o alcance da vaga desejada.

Lilian chegou até mim pelo LinkedIn, através de um vídeo de entrevista que fiz.

Após pesquisar sobre a minha empresa, verificar os comentários no próprio LinkedIn e analisar a proposta de cotação contendo os detalhes dos serviços, ela optou pela contratação da minha consultoria em recolocação profissional.

Lilian estava em busca de um novo desafio há 05 (cinco) meses e sua maior dificuldade era em relação às entrevistas, pois, segundo ela, procurou ajuda especializada porque não conseguia passar nas primeiras entrevistas que participava.

Assim, analisado seu perfil em alinhamento com a sua meta, minha equipe traçou um plano estratégico e personalizado a ela. Os pontos que ela sentiu como diferenciais no processo de recolocação foram: (i) o treinamento do discurso de entrevista e (ii) o site indicado para suporte com o intuito de melhoria da autoconfiança e motivação.

Coerentemente aos pontos destacados pela Lilian, ressalto que é muito importante saber o que falar, “vender o seu peixe” de forma confiante e clara, ter um roteiro e coerência no discurso, e o suporte da consultoria somado ao treinamento são pontos primordiais no sucesso dos processos seletivos.

E mais do que isso, a questão central está ligada à real aderência à vaga candidatada, desenvoltura, autoconhecimento e segurança profissionais, muito além de um discurso decorado. Por isso que a melhoria da autoconfiança e motivação, também fizeram a diferença para Lilian.

Ela dedicava-se de 6 a 7 horas/dia ao plano de recolocação, e como? Realizava a busca diária por vagas nos principais sites indicados pela minha equipe. Além disso, praticava o treinamento do discurso de entrevista de 2 a 3 vezes por semana.

Quando batia o desânimo e desmotivação, o que acaba sendo comum durante o processo, ela recorria à família, amigas e meditação. E isso a mantinha firme na busca de seu objetivo.

Desta forma, em apenas 5 meses após a contratação de minha consultoria, Lilian foi recolocada no cargo de Executivo de Atendimento de S&OP, na empresa Accera.

Aliás, ela ainda nos dá uma dica valiosa sobre o processo de recolocação: “Não desista de procurar a recolocação e seja flexível na decisão quando aparecer uma oportunidade que não seja “perfeita” ou exatamente o que você quer, pois a situação pode mudar quando você já estiver trabalhando na empresa”.

Por fim, confira o que ela mesma diz sobre o nosso trabalho: “Quando olhamos para o nosso lado e vemos alguém que está sempre presente, uma pessoa que nunca nos deixa desanimar, só podemos estar gratos. Tudo que posso fazer nesse momento é usar palavras para agradecer. Sua ajuda e apoio foram muito importantes para mim, e nunca vou esquecer tudo que vocês fizeram por mim. Com todo o carinho e de coração eu agradeço, e para sempre minha gratidão para vocês!”. 

Eu que agradeço, Lilian!

Maravilhoso ter participado da conquista e sucesso na carreira dessa querida cliente.

Quer saber mais?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir