Conhecimento e técnicas que podem ajudar a vencer a barreira do nervosismo

Ser chamado para uma entrevista de emprego, significa que a primeira fase foi vencida: a triagem dos currículos. Além de um currículo bem elaborado, o que chama também a atenção de um recrutador durante a seleção, é a postura e o desempenho do candidato. A entrevista é um momento muito importante na vida de quem está em busca de Recolocação Profissional (Ouplacement) no mercado de trabalho. Devido à ansiedade, insegurança, timidez ou instabilidade emocional, alguns não conseguem se destacar no processo seletivo, seja essa etapa de forma individual ou coletiva.

Algumas técnicas podem ajudar algumas pessoas a vencerem a barreira do nervosismo e conquistar a tão sonhada oportunidade de trabalho.

Confira as nossas dicas:

• Como vencer a timidez em uma seleção coletiva?

Uma demanda importantissima a ser suprida nessa situação é estar confiante. Para isso, é importante conhecer a empresa e seus serviços. Estude bem a empresa antes da entrevista, o que ela faz, quanto tempo tem no mercado, isso o (a) ajudará a estar mais tranquilo (a) e confiante.

Já no aspecto comportamental, procure acompanhar o entrevistador em seu comportamento. Se ele estiver apressado, seja mais objetivo, se ele estiver mais curioso e questionar detalhes, conte sua trajetória de maneira mais completa. Isso faz com que haja uma empatia de ambas as partes, e o processo fica mais fácil.

• A famosa pergunta: E por que você quer trabalhar aqui?

Essa é uma pergunta corriqueira em processo seletivo, mas algumas pessoas não conseguem se sair bem. Evite respostas prontas tipo: por conta do plano de carreira da empresa ou salário atrativo. A dica é estudar a empresa e a vaga antes da entrevista para dizer exatamente porque gostaria de trabalhar lá. Fale o que te chamou a atenção na empresa e na vaga, faça um link com sua experiência e demonstre como pode contribuir.

• Treine seu discurso:

É muito comum, no início da conversa, o recrutador pedir ao candidato que fale um pouco de sua trajetória profissional e pessoal. Então, antes de sair, treine seu discurso em voz alta, fale de suas conquistas e realizações, cite resultados e assim, quando chegar o momento, você conseguirá uma melhor conexão em suas respostas, e evita o temido “me deu um branco”.

• Postura:

Sentar-se corretamente pode parecer uma bobagem, mas algumas pessoas ficam tão à vontade, que parece que estão se preparando para assistir à TV. Isso acontece, principalmente, em uma seleção coletiva. Não fique com a mão no queixo apoiado na cadeira enquanto o entrevistador fala. Postura reta e cabeça erguida observando o recrutador. Evite conversas paralelas, caso seja uma seleção coletiva.

• Não chegar atrasado:

Essa dica é básica, mas infelizmente ainda acontece de pessoas chegarem atrasadas em um processo seletivo. Se necessário saia com duas horas de antecedência, o recrutador não vai querer saber os motivos do atraso.

Um abraço para todos.

Paula Dias | Coach de Carreira e de Vida.

Fonte: Tribuna do Ceará. Carreiras & Educação. “Veja dicas de coaching para se destacar em uma entrevista de emprego”. Por Roberta Tavares. http://bit.ly/2jm0H5q

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir