Conheça dicas essenciais que contribuem para definição de seus objetivos profissionais

“Podes dizer-me, por favor, que caminho devo seguir para sair daqui? Isso depende muito de para onde queres ir – respondeu o gato. Preocupa-me pouco aonde ir – disse Alice. Nesse caso, pouco importa o caminho que sigas – replicou o gato” (diálogo da personagem Alice, do livro escrito por Lewis Carroll).

Quantas pessoas e empresários, atualmente, estão diante da mesma pergunta que incomoda a personagem Alice, do famoso livro escrito por Lewis Carrol? Precisam escolher um caminho profissional e de negócios, diante das opções que estão diante de si, mas, efetivamente, estão com um problema anterior que é: ainda não definiram aonde querem chegar. Ou seja, não possuem objetivos ou metas, sejam de vida, de carreira ou de mercado.

Abrir uma empresa, conquistar um ótimo emprego, ampliar o nicho de atuação no mercado são exemplos de alguns dos caminhos possíveis, com impactos imediatos e de longo prazo. Por isso, é preciso ter clareza dos objetivos e das etapas que contribuirão para atingi-los, pois, a escolha de uma ação, em vários casos, impede ou posterga outras opções.

Conheça dicas essenciais que contribuem para definição de seus objetivos profissionais:

a). Seja específico: quanto mais detalhado for o objetivo, melhor será a compreensão e maiores a chance de ser atingido. Esta etapa envolve entender quem estará envolvido, o período, as restrições na execução e os benefícios imediatos.

b). Seja mensurável: defina um objetivo possível de ser mensurável e estabeleça quais são as ferramentas que contribuirão para aferir e monitorar o alcance do objetivo.

c). Seja atingível: o objetivo pode ser agressivo, mas nunca impossível de atingir, pois muitas dificuldades causam frustração e desânimo. Por isso, é possível também estabelecer quais as etapas do processo até o objetivo ser alcançado e as metas intermediárias.

d). Seja realista: avalie se o objetivo está alinhado com os valores, a missão da empresa e com o bem-estar das pessoas e da equipe envolvidas.

e). Determine um prazo para que o objetivo seja atingido: este período não deve ser tão curto que torne o objetivo impossível de ser alcançado e nem tão longo que cause uma dispersão da iniciativa com o tempo.

E caso não consiga definir os pontos acima, dê um passo para trás e busque o autoconhecimento. Sem ele, é impossível definir um objetivo que faça sentido para a sua vida!

Um abraço para todos.

Paula Dias | Coach de Carreira e de Vida.

Fonte: OverBR. “5 dicas para estabelecer objetivos e superar o dilema de Alice”. Por Paulo Fernandes Maciel. http://bit.ly/2oesAlu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir