Essa rede de conhecidos é muito mais poderosa do que parece. Fique de olho no mercado de trabalho

Não é novidade que nem sempre as melhores oportunidades de trabalho são anunciadas em jornais ou site de recrutamento. Nesse momento, o que pode ter maior peso na sua contratação é o Networking, ser conhecido por pessoas que possam alavancar um desenvolvimento profissional e agregar valores a sua carreira. Em muitas empresas, mesmo com anúncio em sites de recrutamento, a indicação e a propaganda “boca a boca” tem um valor muito mais significativo.

Além dos contatos como telefone e e-mail, é preciso manter relações com os integrantes da lista para ter a liberdade de pedir ajuda, opiniões e trocar ideias. Caso contrário, não adianta nada ter um networking com 500 nomes e não ter proximidade com nenhum deles. Essa preciosa lista de contatos importantes pode levar você ao emprego dos sonhos e ao cargo almejado.

Sabe os antigos amigos da época do colégio, os familiares distantes e os colegas da faculdade? Essas pessoas podem ser boas opções para integrar a sua lista. Todas as pessoas com um bom contato social podem e devem ser adicionadas ao networking. Mesmo que aparentemente não possam agregar nada, no futuro pode ser diferente. Mas, para construir essa rede de relacionamentos profissionais, não há outra saída que não seja manter o contato.

Os eventos e conferências da empresa são excelentes oportunidades para aumentar o número de contatos na sua lista. Ao comparecer a eventos desse porte, tenha sempre em mãos algumas cópias do currículo e cartões de visita para entregar aos contatos mais significativos.

Veja algumas dicas para travar um contato profissional mais próximo:

a). Puxe um assunto comum, sobre o local em que estão ou a respeito do tema da reunião ou do evento. Assim, você estabelece uma conversa amigável e não “joga” de cara a necessidade de trocas os contatos;

b). Durante a conversa, comente sobre seu momento atual e fale das suas habilidades e das experiências que já teve. Faça isso de forma sutil, indicando a seu colega que resolveu procurá-lo dada a confiança que tem em suas sugestões e trajetória de carreira, por exemplo. É importante demonstrar que ele não é mais um contato da sua lista, mas sim, uma referência para você;

c). No fim da conversa, ofereça seus contatos e entregue um cartão. Deixe a pessoa a vontade para entregar o dela. Caso perceba uma abertura maior, você pode pedir um cartão;

d). Se o contato divulgou o e-mail, mande uma mensagem para ele e comente o evento ou alguma impressão profissional do local. Uma mareira de manter os laços;

e). Depois de contatos trocados, é importante manter o vínculo. Mande e-mail, convide para almoços ou ligue de vez em quando. Dessa forma você evita que seus contatos esqueçam de você e que na hora que precisar, sinta algum desconforto.

networking é construído a cada dia! Não espere sair do emprego para começar a pensar na organização da sua lista de contatos profissionais.

Mesmo quando está tudo bem no trabalho e a instabilidade parece ser uma companheira inseparável, é bom saber que pode contar com outras possibilidades!

Um abraço para todos.

Paula Dias | Coach de Carreira e de Vida.

Fonte: No Pátio. Negócios. “Invista no Networking!” http://bit.ly/16JlRf4

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir